Dirigentes estudam estratégia para reforçar parcerias com movimentos sociais

Mais parcerias com os movimentos sociais que estão nas ruas. Esta foi a proposta apresentada por Filipe Leão, diretor de finanças do Unacon Sindical durante avaliação de conjuntura prevista na pauta da reunião do conselho de Delegados Sindicais (CDS). O primeiro dia do encontro foi realizado nesta quinta-feira, 21 de novembro, no Four Towers Hotel em Vitória (ES). 

“Nossa contribuição nessas mobilizações populares deve ser para somar com as entidades de base, já que dificilmente conseguiríamos levar a carreira para as ruas. Neste sentido, podemos auxiliar, por exemplo, o movimento Passe Livre, em São Paulo, com o levantamento de dados que demonstrem que a proposta é viável. Precisamos ocupar esses espaços. E artigos sobre temas atuais cumprem com essa função, em especial, de prestar contas para a sociedade, por meio da imprensa, sobre nossas atividades e responsabilidade social”, declara Leão. 

A sugestão veio em complemento ao destaque que Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, deu ao trabalho parlamentar retomado pela entidade na atual gestão. 

“A presença da carreira de Finanças e Controle no cenário político tem sido importante, até mesmo para veicular pleitos de interesse corporativo e institucional. Mas ainda precisamos avançar nessa área já que não temos a vantagem que outras entidades têm de contar com parlamentares da própria carreira”, lembra Marques.

Para além do contato parlamentar, o presidente cita a parceria com entidades como a Auditoria Cidadã da Dívida Pública e a participação do Sindicato no Seminário Internacional “O Sistema da Dívida na Conjuntura Nacional e Internacional”, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, em Brasília (DF). Sobre o tema, Marques aproveita para reforçar a cobrança à Controladoria-Geral da União (CGU), “que detém a competência constitucional de fazer o acompanhamento das operações de crédito da União, mas tem abdicado dessa função”. De acordo com dados da entidade parceira, cerca de 44% do orçamento da União não é fiscalizado. (saiba mais aqui)

COMPROMISSO

Para otimizar o trabalho parlamentar realizado nos estados, a DEN informou que irá disponibilizar um material de apoio para as delegacias sindicais. A proposta é reunir em um folder os dados dos parlamentares e um resumo das matérias de interesse da carreira em tramitação no Congresso Nacional. 

Luiz Roberto Machado, representante do Mato Grosso do Sul complementa afirmando que “é preciso perder o pudor e ir a campo quando se trata de trabalho parlamentar”. 

ELEIÇÕES UNACON 2014

Roberto Kodama, diretor de assuntos jurídicos do Unacon Sindical assumiu a apresentação do plano de ação do Sindicato. Em análise, a próxima eleição da Diretoria Executiva Nacional (DEN) de 2014 com base no estatuto e o regimento interno da entidade. 

BOAS VINDAS

A Controladoria-Geral da União do Espírito Santo (CGU-Regional/ES) foi representada por Dielson Claudio dos Santos na abertura do primeiro dia do encontro. Em nome do colegiado, Marques agradeceu a presença de Dielson e aproveitou para destacar a importância dessa proximidade com a entidade. “Foi-se o tempo que sindicalismo ‘quebrava’ tudo. Dentro do âmbito democrático é importante reforçar o diálogo, estreitar os laços com a administração. Este é o caminho”, diz. 

DE HORA EM HORA

Detalhes da reunião podem ser acompanhados, em tempo real na página do Sindicato no facebook. Acesse http://www.facebook.com/UnaconOficial. Curta e compartilhe.