Policarpo propõe criação de Frente Parlamentar em defesa das nomeações

Deputado federal Roberto Policarpo (PT/DF) propôs em reunião realizada nesta quarta- feira, 30 abril, a criação de uma Frente Parlamentar para defender a convocação de todos os aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (AFC/CGU/2012). Unacon Sindical, representado pelo presidente, Rudinei Marques e Comissão de Aprovados, sob a liderança de Andrea Veloso, foram recebidos no gabinete do parlamentar para debater a urgência das convocações.

Contexto

A carência de pessoal vem comprometendo as atividades de fortalecimento da gestão e de combate à corrupção na CGU. Atualmente, faltam 2.652 servidores para completar o quadro do Órgão, o que corresponde a mais da metade do contingente previsto pelo Decreto nº 4.321/2002.

Marques enfatiza que para atender as novas demandas de serviço a CGU tem se desdobrado. “Como o próprio Ministro Jorge Hage tem afirmado, ‘o cobertor é curto’. Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, da Lei de Conflito de Interesses e da própria Lei de Acesso à Informação, sobraram menos servidores para a realização de auditorias, fiscalizações e operações especiais. O quadro é dramático”, afirma.

A sugestão é que a Frente Parlamentar atue junto à Casa Civil e ao Ministério do Planejamento para defender a convocação dos aprovados, que devem reforçar o quadro de pessoal da CGU. Policarpo se comprometeu a colaborar com a iniciativa. “No que depender de mim, estou à disposição para ações que possam contribuir para o fortalecimento da CGU”, afirmou.

Na próxima quarta-feira, 7 de maio, Comissão de Aprovados e Unacon Sindical vão à Câmara dos Deputados para articular a criação da grupo.

* Fotos: Valcir Araújo.