Sindicato estimula parcerias com movimentos sociais, na CGU-Regional/GO

No dia 1º de agosto, o Sindicato reforçou a necessidade de estabelecer parcerias com movimentos sociais em reunião realizada com os servidores da regional da Controladoria-Geral da União de Goiás (CGU-Regional/GO). O estímulo tem como meta fortalecer ação nacional do Unacon Sindical pela revitalização do Órgão, iniciada no dia 23 de julho com o ato público “Abrace a CGU” (relembre aqui). Rudinei Marques, Márcia Uchôa e Filipe Leão, presidente, vice-presidente e diretor de finanças, respectivamente, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro.

O incentivo foi bem aceito pelos servidores. “É muito importante discutir questões que hoje afetam os trabalhos do Controle. Sentimos a necessidade de retomar o padrão de atividades que a CGU apresentava há três anos”, afirma Jaci Fernandes Sobrinho, Delegado Sindical do estado, que aproveitou para saudar a atuação do Sindicato. “Reconhecemos a importância da entidade na promoção deste debate com a sociedade. A diretoria está de parabéns pelas posturas corajosas que têm assumido”, concluiu.

Além dos cortes orçamentários e da carência de pessoal, outras questões preocupam os servidores, como o atual planejamento de ações da Secretaria Federal de Controle (SFC). Durante a reunião, os servidores pediram a priorização de ordens de serviços pelo grau de relevância. “Foi muito enfatizado que a CGU precisa rever a forma como planeja suas ações de controle, pois, especialmente neste momento de restrições de toda a ordem, não se admitem trabalhos superficiais”, relata Marques.

O anteprojeto de lei de atribuições e nomenclatura dos cargos da Carreira de Finanças e Controle também entrou na pauta. Os dirigentes falaram sobre a reunião história realizada entre CGU, Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Sindicato no dia 17 de julho e os principais desdobramentos (relembre aqui).

Leão refletiu sobre o problema de caixa do Governo e Uchôa fez um balanço das ações judiciais patrocinadas pela entidade com avisos importantes a respeito do andamento de processos em fase de conhecimento e execução.