Manifestações em todo o país cobram fortalecimento da CGU

Servidores da Controladoria-Geral da União nos estados participaram nesta quarta- feira, 17 de setembro, do Dia Nacional de Protestos pelo fortalecimento da CGU. A mobilização é uma iniciativa do Unacon Sindical e tem por objetivo tornar pública a situação precária em que se encontra o órgão. ”O governo divulga a defesa do combate à corrupção, mas, na prática, limita as ações, com cortes orçamentários que chegam a inviabilizar a realização de fiscalizações fora das capitais”, denuncia Antônio José, delegado sindical pelo Rio Grande do Norte.

As restrições ao orçamento e o déficit de pessoal já comprometem as ações de combate à corrupção. As auditorias em municípios, realizadas por meio Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, reduziram significativamente nos últimos anos. Em 2004, mais de 400 municípios brasileiros foram auditados pela CGU. Em 2011, o número reduziu para 160, em média. Neste ano, apenas 60 cidades passaram pelo “pente-fino”.

FOTO

 

Confira abaixo como foi o dia de mobilização nos estados que já realizaram atividades.

GOIÁS
Em Goiânia, os servidores se reuniram em frente à sede da CGU e pediram: “Mais recursos para fiscalizar o uso do dinheiro público”.

RIO GRANDE DO NORTE
Em Natal, o ato reuniu cerca de 20 servidores. A Unacon-Regional do estado divulgou uma Carta Aberta denunciando o déficit de pessoal. “No Rio Grande do Norte a CGU tem apenas 35 servidores para fiscalizar 167 municípios e mais de R$ 7 bilhões em recursos públicos”, reza trecho do documento.

MATO GROSSO DO SUL
Em Carta Aberta, divulgada na manhã de hoje, 17, os servidores fazem um balanço entre o aumento nas atribuições e redução no quadro de pessoal, e alertam: “Não se combate o malfeito sem recursos humanos e financeiros”.

PARÁ
Os servidores vestiram luto para denunciar a “situação precária” em que se encontra CGU.

SANTA CATARINA
Na capital catarinense, os servidores da CGU cruzaram os braços para demonstrar insatisfação com a restrição ao orçamento, que já compromete a manutenção dos serviços essenciais no órgão.

CEARÁ
Em Fortaleza, cerca de 40 servidores participaram do ato. Filipe Leão, diretor de finanças do Unacon Sindical, conduziu a manifestação.

MARANHÃO

A TV guará cobriu a manifestação na sede da CGU, em São Luís. Vários políticos compareceram ao evento para prestar solidariedade ao movimento. Durante o encontro, foi divulgada a “Carta aberta à sociedade sobre o processo de desmonte da CGU”.

Todas as fotos do Dia Nacional de Protesto estão disponíveis no Flickr do Sindicato (acesse aqui).

Em outras capitais, a manifestação ocorrerá nesta quinta-feira, 18. Em Brasília, será às 10h, em frete edifício Darcy Ribeiro.