CGU pede concurso para Técnico de Finanças e Controle em 2015

O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino, assinou, nesta quinta-feira (2), aviso que solicita a realização de novo concurso para o cargo de Técnico de Finanças e Controle (TFC) em 2015. O pedido – encaminhado no mesmo dia ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – solicita o preenchimento de 876 vagas.

O último concurso para TFC foi realizado em 2008. Desde então, 529 TFCs deixaram de compor o quadro da CGU, sobretudo por conta de aposentadoria. Atualmente, dos dois mil cargos previstos para a carreira, pelo Decreto nº 4.321/2002, 1.185 estão vagos. O documento enviado pela Controladoria destacou a necessidade de recompor a força de trabalho do órgão, levando-se em conta também a projeção de evasão para os próximos três anos.

Segundo o secretário-executivo, com a evolução e ampliação, nos últimos anos, das atividades desempenhadas pela CGU, torna-se urgente a recomposição do quantitativo de servidores compatível com a demanda, urgência e complexidade das atribuições do órgão. “Para isso, o cargo de TFC é de extrema importância, ao exercer atividades de apoio técnico e administrativo, incluindo as que se relacionam a serviços de natureza especializada”, afirma.

A realização de concurso para TFC atende a reiteradas solicitações da Unacon Sindical. Para o presidente do sindicato, Rudinei Marques, com a pequena quantidade de técnicos na CGU, o cargo corre o risco de extinção. “Com o concurso e a iminente redefinição de atribuições, o órgão dá sinais claros de apostar na revitalização do cargo”, complementa. Para Marques, o escolaridade superior e melhoria no subsídio são dois pontos que ainda faltam para o reconhecimento pleno da importância desses servidores na história do controle interno da União.

Reformulação do cargo de TFC e AFC

Também já foi encaminhado ao MPOG, no dia 30 de maio, o anteprojeto de lei que objetiva alterar a nomenclatura dos cargos de Analista e Técnico de Finanças e Controle (AFC e TFC) para Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) e Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC), além de redefinir as atribuições de ambos os cargos.

A proposta pretende fortalecer a carreira, além de aumentar a satisfação dos servidores, ao resolver questões relativas à divisão de atribuições entre Técnicos e Analistas, para melhor aproveitar os recursos humanos disponíveis.

 

Fonte: Intranet CGU