CGU adia novamente a implantação do ponto eletrônico

 

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical se reuniu nesta quinta-feira, 2 de abril, com o secretário Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (SFC/CGU), Francisco Bessa. A implantação unilateral do ponto eletrônico, nos moldes do Manual SIGRH, marcada para a próxima segunda-feira, 6, foi um dos itens da pauta. Representando a DEN, Rudinei Marques, Roberto Kodama e Daniel Lara cobraram o cumprimento de compromissos firmados na gestão anterior, como a abertura do diálogo e a implantação do projeto piloto do Home Office (relembre aqui).  Diante dos questionamentos apresentados, o secretário comunicou o adiamento da adoção do novo sistema e, a convite da Diretoria vai participar do 1º encontro anual do Conselho dos Delegados Sindicais (CDS) no dia 16 de abril.

 

Marques cobrou mais diálogo. “Consideramos a implantação deste sistema autoritária, pois já apresentamos diversas vezes sugestões de aprimoramento deste projeto, inclusive por meio de ofícios, visando atender às reais necessidades da carreira de Finanças e Controle. No entanto, mais uma vez, há a intenção de implantá-lo de forma unilateral”, afirmou.

 

Durante a reunião, Kodama lembrou que em setembro passado, o secretário executivo da CGU, Carlos Higino, se comprometeu em implantar a experiência-piloto do Home Office antes de alterar o sistema para controle de frequência.

 

Em resposta, o secretário da SFC informou que no mês de agosto será dado início ao projeto piloto.

 

Carência de pessoal, restrições ao orçamento, falhas na comunicação interna e na gestão de pessoal, deficiências no planejamento de ações de controle e, em especial a necessidade de concurso e revitalização do cargo de Técnico de Finanças e Controle foram preocupações externadas pela DEN ao secretário. “O projeto das funções comissionadas da CGU requer aprimoramentos no que diz respeito à manutenção das prerrogativas da carreira de Finanças e Controle”, observou Marques.