Unacon e Sinal analisam conjuntura econômica e fiscal

 

Conjuntura econômica e fiscal do país em pauta. Unacon Sindical e Sinal se reúnem há quatro dias do fechamento do anexo V da lei orçamentária para 2016, que define as despesas com pessoal. O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira, 27 de agosto, na sede do Sindicato. Na avaliação dos dirigentes, o cenário é adverso e exigirá sabedoria por parte das carreiras.

 

Os últimos números do quadro econômico e fiscal do país que indicam recessão, queda de arrecadação e déficit primário das contas públicas foram colocados na reunião.

 

No encontro, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical deliberou pela convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) nacional para a próxima terça-feira, 1º de setembro (saiba mais aqui). Assim como o Sindicato, Daro Piffer, presidente do Sinal, também irá reunir os servidores do Banco Central na próxima semana.

 

Para Marques, o cenário adverso exigirá sabedoria das categorias para encontrar soluções que atendam os interesses dos servidores. 

 

Os Sindicatos aguardavam a convocação das setoriais até o dia 25, mas a previsão não se confirmou. No encontro, o ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deveria apresentar às lideranças sindicais nova proposta ou manter a atual de 21,3% em quatro anos. O assunto foi destaque na matéria “Governo evita a discussão de reajuste”, publicada na edição impressa do Correio Braziliense da última terça, 25 (saiba mais aqui).