Servidores comemoram, em AGE, manutenção do status de ministério da CGU

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) dá início a um novo ciclo. Depois de uma semana de articulação intensa, a carreira de Finanças e Controle comemora a manutenção do caráter ministerial do órgão nesta sexta-feira, 2 de outubro, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) convocada pelo Unacon Sindical. Transmitido em tempo real para todos os estados, o encontro também contou com a participação do ministro Valdir Simão, parabenizando o movimento em defesa do órgão.

 

“A mobilização que vocês fizeram foi fundamental. A minha fala aqui, portanto, é de homenagem a todos. Esse movimento unificou a Casa em um momento importante em que estamos discutindo nosso planejamento. A CGU, a partir de agora, vai ser uma nova CGU. Que essa mobilização em defesa da instituição continue, mas sempre tendo como foco o cidadão brasileiro, público para o qual nós trabalhamos efetivamente”, enfatizou Simão. Assista, abaixo, trecho da fala do ministro.

 

 

A mensagem de Simão aos servidores foi publicada no site do Sindicato, antes mesmo da AGE ter início (saiba mais aqui). O comunicado foi reproduzido pelo Globo (saiba mais aqui).

 

Rudinei Marques, presidente do Sindicato, também reconheceu o esforço dos servidores. “Parabenizo a todos que  fizeram o possível e o impossível para que tivéssemos uma vitória retumbante. Sacudimos o Brasil e o mundo. Isso não teria sido possível sem a nossa união”, agradeceu o presidente que aproveitou o momento para convocar a carreira para a importância da manutenção do trabalho e da unidade alcançada. “Temos que dar respostas para a sociedade brasileira que nos apoiou”.

 

Filipe Leão, diretor de finanças com Sindicato, destacou o crescimento da carreira com essa mobilização. “Com a crise se cresce”, disse ao refletir “o momento histórico que uniu gerações”. O ato do dia 29 de setembro mobilizou servidores ativos e aposentados na marcha até o Palácio do Planalto.

 

EX-MINISTRO

Jorge Hage também parabenizou o trabalho, por meio de nota. “Depois destes dias de intensa luta e eficaz mobilização, quero cumprimentar toda a categoria pela importante vitória conquistada. Vocês revelaram ao país a ameaça que pairava sobre uma das mais importantes instituições que temos e demonstraram como é possível resistir e vencer as forças contrárias que, por ignorância ou má fé, queriam o retrocesso. A luta deve que continuar para constante fortalecimento da CGU. Forte abraço e parabéns a todos vocês”. A mensagem do ex-ministro da CGU foi lida por Marques e aplaudida calorosamente.

 

RECONHECIMENTO

Os servidores aclamaram de pé a condução de Fábio Félix nas atividades de articulação da luta. Durante essa semana, Félix  assumiu a frente de divisão dos trabalhos por setores e, também, o levantamento de recursos entre os colegas. Emocionado, ele agradeceu o reconhecimento sugerindo a edição e publicação de um livro com o fundo arrecadado.

 

“CGU unida, Pátria protegida”

As palavras de ordem utilizadas nos três dias consecutivos de protestos ainda ecoam na cabeça dos servidores. Anjuli Osterne, servidora da CGU, puxou o coro diversas vezes. “A batalha que vencemos não foi apenas a permanência da CGU. Graças a essa mobilização, o que temos hoje é algo muito maior: uma CGU de servidores empoderados. Mostramos para a sociedade a importância do nosso trabalho. Estou muito orgulhosa”, disse. Para reafirmar o movimento, ainda propôs repetir o coro “CGU unida, Pátria protegida”.