Correio Braziliense destaca falta de sinalização sobre reajuste de servidores

Matéria do Correio Braziliense publicada nesta quarta-feira, 9 de dezembro, destaca a falta de sinalização do governo sobre o reajuste das carreiras típicas de Estado. Segundo a reportagem, mais de 55,7 mil servidores – dentre eles os Analistas (AFC) e Técnicos de Finanças e Controle – ainda aguardam definição da campanha salarial de 2015. O prazo final para entrega, ao Congresso Nacional, dos projetos de lei que autorizam os reajustes dos servidores encerra no dia 18 de dezembro.

 

O último comunicado oficial da Secretaria de Relações de Trabalho do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT) foi enviado ao Unacon Sindical na noite do dia 28 de agosto, com proposta de aumento de 21,3% em quatro parcelas anuais, até 2019 (5,5%, 5%, 4,75% e 4,5%).

 

Em junho, o Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) manifestou inconformidade com a proposta apresentada pelo governo. A entidade argumenta que o reajuste não repõe as perdas acumuladas de 23%, considerando-se o IPCA desde 2010, já descontados os 15,8% condicionados de 2013 a 2015. Leia, abaixo, a íntegra da reportagem.