Jornal Nacional revela: Tesouro já tinha avisado sobre riscos das pedaladas

O governo já tinha sido avisado sobre os riscos das pedaladas fiscais. O alerta foi dado pelo corpo técnico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2013. O jornal Valor Econômico teve acesso ao relatório sigiloso produzido pelos servidores. O Jornal Nacional repercutiu o assunto na edição de sexta-feira, 11 de dezembro. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, foi procurado pelo veículo.

 

Segundo a reportagem, o alerta dos técnicos foi apresentado ao então secretário do Tesouro, Arno Augustin. O Valor Econômico diz que durante reunião, Arno Augustin afirmou que a política econômica é definida por quem tem votos e ali naquela sala nenhum dos técnicos havia sido eleito.

 

Marques declarou que foi procurado por servidores que se sentiam constrangidos com as determinações de Arno. E temiam ser responsabilizados na Justiça. “Esse sentimento de resignação do corpo funcional ele se manteve, e os alertas continuaram, mas nunca foi o suficiente para que houvesse a reversão daquela situação. Inclusive alertando quanto ao eventual rebaixamento da nota do Brasil pelas agências. Isso foi feito a dois anos atrás e o governo não tomou as providências que deveria ter tomado”, disse.

 

O relatório mostra que no começo de 2013, dois anos e meio antes de as pedaladas fiscais justificarem o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e pelo menos um ano antes do início da campanha à reeleição, técnicos do Tesouro Nacional avisaram o governo dos riscos dessas manobras fiscais, elaboraram um diagnóstico sobre a situação fiscal e econômica do país, mas as pedaladas continuaram.

 

Assista, abaixo, a íntegra da reportagem, no link abaixo:

Jornal Nacional – Técnicos do Tesouro já tinham avisado sobre riscos das pedaladas