Análise de conjuntura política do país abre primeiro dia de reunião

Análise de conjuntura abre o primeiro dia de reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). Na manhã desta quarta-feira, 4 de maio, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) contextualizou o impacto do cenário político, econômico e fiscal do país com o desfecho das negociações salariais dos servidores públicos. A primeira edição de 2016 da reunião está sendo realizada no Cullinan Hplus Premium, em Brasília. Os dirigentes têm até sexta, 6, para deliberar todos os 20 itens da pauta.

 

“Nossa reunião está sendo realizada em um momento importante para o país e para a carreira”, analisou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, em introdução ao primeiro item da pauta. Segundo ele, do ponto de vista fiscal, a situação é dramática. “As perspectivas de recuperação da economia não são boas. Alguns especialistas chegam a falar em dez anos”, ponderou.

 

Quanto às negociações salariais, a DEN apresentou relato da mobilização das últimas semanas e a interlocução com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Como exemplo, foi apontada a reunião com Francisco Gaetani, ministro interino do Planejamento realizada na segunda, 2. Na oportunidade, Gaetani considerou importante o alinhamento remuneratório entre as carreiras de Estado, ainda que tivesse ponderado sobre as limitações da situação fiscal (saiba mais aqui).

 

FRENTE

Pela tarde, a convite do CDS, grupo de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou as diretrizes que os levaram a propor a criação da “Frente pelo Controle e Contra a Corrupção”. Tornar permanente o debate pelo fortalecimento do órgão é o objetivo principal do grupo. Para isso, a Frente defende a participação popular e o fortalecimento de parcerias com organizações da sociedade civil, como o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e o Observatório Social do Brasil (OSB).

 

“A proposta da Frente é alcançar uma construção coletiva, conjunta com o Sindicato e, também, com os delegados sindicais. Não queremos anular o protagonismo do Unacon Sindical”, esclareceu Valdirene Paes, integrante do grupo. Anjuli Osterne complementa. “Não existe carreira forte sem um Sindicato forte”, defendeu. A título de exemplo, compartilhou que passou de mesa em mesa pedindo que os colegas da Ouvidoria assinassem a ficha de filiação ao Unacon Sindical.

 

Para Leão, o papel do Sindicato é o de fortalecer a Frente, no sentido de buscar ampliar a coalização, mas sem nenhum tipo de ilusão. “É pacífico a posição de que a criação da Frente é positiva. No entanto, não é o rótulo da sociedade, por si só, que irá conquistar o que os servidores não conseguiram no Congresso. O argumento do ‘corporativismo’ é uma capa para afastar a tomada daquela decisão que é justa, legítima e democrática”, alertou.

 

Do mesmo modo, Marques traz a importância da sobrevivência do movimento no médio e longo prazo. “É preciso trabalhar no curto prazo, mas também ter fôlego para persistir na articulação”, refletiu. A título de exemplo, o presidente do Sindicato cita as frentes parlamentares que morrem no exato momento em que são lançadas, como a Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Gestão Pública. Lançada em 19 de junho de 2012, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, ela teve apenas um dia de existência.

 

ESTUDO DE SUSTENTABILIDADE

Item 9 da pauta, o estudo de sustentabilidade econômico financeira do Unacon Sindical foi apresentado por Leão. O documento foi elaborado a partir da proposta aprovada na última edição do CDS, de elevar o montante das transferências obrigatórias do Unacon Nacional para delegacias sindicais regionais, estabelecendo piso mínimo de repasse. O levantamento considerou as variáveis da sustentabilidade nas finanças da entidade entre 2008 e 2015. Na sequência, o colegiado aprovou, por unanimidade, as contas das entidades (sindical e associativa), apresentadas a partir do Caderno Transparência 2016 (disponível aqui), na Assembleia Geral Ordinária.

 

Confira, abaixo, a pauta do CDS e os slides do estudo de sustentabilidade econômico financeira do Unacon Sindical. Para visualizar, é necessário acessar a área restrita do site. Primeiro acesso? Clique aqui. Esqueceu a senha? Clique aqui.

 

Leia também

Francisco Gaetani defende alinhamento remuneratório entre as carreiras de Estado

Unacon envia Caderno Transparência 2016 para residência dos filiados

Peça publicitária do movimento “Eu apoio a CGU” terá inserção na Globo News