Conselho recebe equipe do Tesouro que atua no gerenciamento da Dívida Pública

Conselho de Delegados Sindicais (CDS) vence os 20 itens de pauta. Pela manhã, o colegiado recebeu equipe que atua no gerenciamento da Dívida Pública na Secretaria do Tesouro Nacional (STN).  A coordenadora de Controle da Dívida Pública, Priscila Cavalcante, o gerente de Informações e Estatísticas, Frederico Batista, e o Analista de Finanças e Controle, Cláudio de Araújo, explicaram o funcionamento do sistema da dívida. Todos os 20 itens da pauta foram vencidos pela tarde, com destaque para os encaminhamentos ao Processo de Remoção.

 

Em relação ao controle da Dívida, Priscila afirmou que "o Tesouro vem evoluindo no aprimoramento dos processos internos, principalmente nos processos da dívida pública, observando as recomendações dos órgãos de controle, inclusive da CGU".

 

Questionada pelo colegiado sobre a transparência relativa aos detentores dos títulos da dívida, a coordenadora explicou que apesar de não ter acesso ao nome e CPF do detentor do título, o Tesouro recebe informações detalhadas como sexo, profissão e idade. Segundo ela, a divulgação dos dados pessoais caracterizaria quebra de sigilo bancário.

 

Os palestrantes ressaltaram que mensalmente o Tesouro publica o relatório da dívida pública, contendo os principais indicadores, com o objeto de promover a maior transparência possível (acesse aqui).

 

REMOÇÃO

Por unanimidade, os dirigentes aprovam o envio de ofício para a CGU pedindo a realização de estudo de lotação nas regionais; a atualização do banco de permutas e remoção do órgão; e a abertura e o envio, com antecedência, ao Sindicato, da minuta do processo seletivo de remoção (PSR) para a realização de críticas e sugestões.

 

Ainda em relação ao item 14 da pauta, os dirigentes aprovaram, por unanimidade, a elaboração e a publicação de moção de repúdio contra a utilização “velada” de gratificação/DAS no PSR.

 

A primeira reunião de 2016 do CDS, foi realizada no Cullinan Hplus Premium, em Brasília, entre os dias 4 e 6 de maio.