Servidores da CGU e da STN realizam 2º Dia Nacional sem Acesso aos Sistemas nesta quinta, 1º

 

Pelo cumprimento integral do Acordo e isonomia no tratamento dado às carreiras Típicas de Estado, os Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizam nesta quinta-feira, 1º de setembro, o segundo Dia Nacional sem Acesso aos Sistemas. Na CGU, a medida deve gerar atrasos nos relatórios de auditoria e fiscalização. Já na STN, a ação deve afetar a aprovação e as análises de operações de crédito para estados e municípios, e a conclusão do Relatório Mensal da Dívida Pública Federal, relativo ao mês de julho. Conforme noticiou o Correio Braziliense desta terça, 30, é a primeira vez que Tesouro atrasa a publicação do relatório da Dívida (veja aqui).

 

Mobilizados desde 1º de agosto – data da publicação do veto à exigência de Nível Superior para ingresso no cargo de TFFC que estava previsto no acordo no Acordo nº 25/2015 –, os servidores pleiteiam o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo com a carreira de Finanças e Controle, dentre os quais destaca-se também a manutenção da correlação remuneratória com outras carreiras do núcleo estratégico (Polícia Federal e Receita Federal, por exemplo).

 

O Dia Nacional sem Acesso aos Sistemas integra o calendário de mobilização da operação-padrão, aprovada pela categoria (leia aqui). A ação, iniciada no dia 30 de agosto, será repetida nos dias 6 e 8 de setembro.