O Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Franklin Brasil Santos conquistou a segunda colocação na categoria Relatos de Experiências do 6º Prêmio Chico Ribeiro sobre Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público de 2016. Com o artigo "Serviços de limpeza: o impacto do planejamento nos custos e resultados", escrito em parceria com os servidores da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Mato Grosso (SAMF-MT), Mauro de Brito e Celina Cunha e Silva, o auditor obtém o segundo prêmio consecutivo. A cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira, 21 de outubro, em Natal/RN.
No 5º Prêmio Chico Ribeiro sobre Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, em 2015, Franklin venceu a categoria Profissionais com o trabalho “Determinantes de Custos e Economicidade de Contratos: o Exemplo da Limpeza Predial”.
A partir dos resultados dessa pesquisa, com base em benchmarking de universidades federais, o AFFC ajudou a SAMF-MT a desenvolver nova modelagem da contratação dos serviços de limpeza, pautada no planejamento efetivo do serviço, gerenciando os determinantes de custo. A experiência resultou numa economia superior a 50% em relação aos padrões de referência do Ministério do Planejamento.
A metodologia levou em conta as peculiaridades de cada ambiente a ser limpo, transformando as produtividades individuais de cada espaço físico em espaço virtual, com produtividade padronizada, para simplificar a precificação. O modelo resultou, ainda, em mudança do paradigma de terceirização de pessoas para a contratação de desempenho, fiscalizado por meio de Acordo de Níveis de Serviço e satisfação dos usuários. Trata-se de um exemplo de superação do modelo “lucro-incompetência” para o “lucro-eficiência”.
“Essa experiência é uma aplicação prática dos resultados da pesquisa vencedora do Prêmio Chico Ribeiro em 2015. Trata-se, portanto, de uma experiência que serve de referência para outros órgãos públicos, com impactos potenciais de grande materialidade – na casa dos bilhões de reais – e ganhos de eficiência administrativa”, explica o autor.
PRODUÇÃO
Franklin, em parceria com o também auditor Kleberson Roberto de Souza, acaba de lançar o livro “Como Combater a Corrupção Em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes”. A obra, que ensina a combater as fraudes mais comuns e a reduzir os riscos mais críticos, está disponível para venda no site da Editora Fórum (acesse aqui).
Imagem: TCE/MT