Sindicato cobra concurso para os cargos de TFFC e AFFC

Rudinei Marques, Filipe Leão, Roberto Kodama e Daniel Lara, presidente e diretores do Unacon Sindical, se reuniram com o secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, na manhã desta quarta-feira, 8 de março. A realização de concurso para os cargos de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) e Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) foi a pauta central do encontro, tendo em vista a elevada defasagem do quadro funcional, especialmente dos TFFC. Os dirigentes cobraram celeridade no processo de regulamentação e pediram apoio institucional às emendas que foram apresentadas à MP 765/2016.

 

Em relação à regulamentação, o secretário-executivo afirmou que a instituição já está trabalhando em uma minuta de decreto e se comprometeu a enviar o documento para análise do Sindicato até abril. Quanto à realização de um novo concurso, disse que existem perspectivas para o próximo ano, mas tudo está em fase de negociação. 

 

“Estamos há seis anos negociando, pessoalmente, a realização de um novo concurso para TFFC. Enquanto isso, o efetivo de Técnicos diminuiu significativamente”, argumentou Lara.

 

MP 765

Ainda durante a reunião, os dirigentes pediram apoio institucional às emendas apresentadas à Medida Provisória 765 de 2016, com o objetivo de reestabelecer a missão da CGU de fiscalizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e de garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo com a Carreira de Finanças e Controle (veja as emendas aqui e aqui).

 

A Comissão Mista que vai analisar MP 765/2016 deve ser instalada na tarde desta quarta, 8. Na ocasião serão eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado e serão designados o relator e o relator-revisor dos trabalhos. Pelas regras de alternância, em caso de comissões mistas, presidência ficará sob a responsabilidade de um deputado e a relatoria caberá a um senador.

 

A pedido do Sindicato, as pautas voltarão a ser tratadas em uma nova reunião com secretário-executivo no dia 28 de março.