Reforma da Previdência domina agenda do primeiro dia; Professor Israel (PV-DF) participa do debate

 

A reforma da Previdência, nos termos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 006/2019, foi o principal tema de debate no primeiro dia de reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) de 2019, realizado nesta segunda-feira, 29 de abril, em Brasília. O colegiado tratou dos pontos da PEC que mais afetam a carreira de Finanças e Controle e definiu estratégias de atuação. O debate contou com a participação do deputado Professor Israel (PV-DF), autor de emenda que propõe uma regra de transição justa para os servidores. 

 

 “Todos estamos dispostos a contribuir, mas tem que ser razoável. Propomos que os servidores paguem um pedágio de 17% sobre o tempo que falta para completar os requisitos. Uma professora que tenha 24 anos de contribuição e falte apenas um ano para se aposentar, por exemplo, pagará um pedágio de 2 meses a mais, se aposentando com um total de 25 anos e 2 meses (de pedágio) e não com os 40 anos propostos pelo Governo”, explicou o parlamentar, que aproveitou a oportunidade para agradecer a contribuição do Unacon Sindical na elaboração da emenda. 

 

Do Maranhão, o delegado sindical Armando Golçalves trouxe um exemplo de como a reforma pode impactar na vida dos servidores.  “Na nossa regional, temos uma colega que para acessar o benefício integral terá que trabalhar até os 80 anos de idade. Como não vai aguentar, terá que abrir mão de quase 40% dos seus rendimentos para se aposentar”, citou o dirigente.

 

A conscientização sobre os efeitos nocivos da reforma nos parâmetros atuais, na opinião delegado sindical do Ceará, Edilberto Barreto, deve ser um dos focos de atuação. “A PEC 006/2019 afeta todos, inclusive os aposentados. É fundamental que todos os servidores da carreira tenham consciência disso”, afirmou. 

 

O delegado sindical do Roraima, Celso Duarte, ressaltou que o governo anuncia a economia de R$ 1 tri com a reforma da Previdência, ao mesmo tempo em que indica cortes de despesas e a suspensão dos concursos públicos. “Está claro que esse dinheiro não retornará para a população. A pergunta é: para onde irá o trilhão?, questionou.

 

PONTO ELETRÔNICO

O primeiro dia de reuniões do CDS, também contou com a participação de Simei Spada e Álvaro Pinheiro, da Coordenação de Gestão de Pessoas Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Na conversa, os representantes apontaram diversas falhas no sistema de ponto eletrônico que, segundo eles, têm prejudicado tanto servidores quanto a rotina de trabalho nas regionais.

 

Diante dos apontamentos, Simei esclareceu que a equipe de Gestão de Pessoas já trabalha em melhorias no sistema. O aperfeiçoamento da comunicação com os servidores, conforme informou Álvaro, será um dos avanços. “Vamos promover conversas em tempo real para esclarecer dúvidas e evitar situações desagradáveis”, disse. 

 

PAA

Para concluir os trabalhos, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindicato apresentou o relatório Anual de Atividades de 2018. O documento é uma prestação de contas sobre o trabalho desenvolvido pelo Sindicato. O destaque, no período, foi para a atuação contra a suspensão das parcelas do reajuste, que garantiu o cumprimento do Acordo Coletivo de 2015.

 

O trabalho contra a reforma da Previdência do governo Temer (PEC 287) também foi lembrado pelos dirigentes.

 

No que diz respeito à prestação de serviços aos filiados, importantes avanços, como a profissionalização dos convênios e os novos serviços jurídicos, foram consolidados no ano passado. 

 

Hoje, 30 de abril, os delegados sindicais voltam a se reunir no hotel Cullinan, em Brasília. A Reforma Estatutária e a realização do III Conacon estarão em pauta.