Congresso da Carreira será realizado na segunda quinzena de novembro

A terceira edição do Congresso Nacional de Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (III Conacon) será realizada na segunda quinzena de novembro. A nova data foi apresentada nesta terça-feira, 30 de abril, durante o segundo dia de reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). A decisão foi motivada pela Instrução Normativa (IN) nº 2, que dificulta a liberação de servidores para participação em atividades sindicais.

 

Na condição de membro da comissão responsável pela organização do III Conacon, Filipe Leão, presidente do CDS, esclareceu que, com a prorrogação do Congresso, os servidores terão mais tempo para negociar a liberação com as chefias imediatas. “Já conversamos com o ministro da CGU e conseguimos consenso pela liberação dos servidores”, informou. “Na STN, essas tratativas contarão com a intermediação do delegado de finanças públicas, Luiz Alberto Marques Vieira Filho”, complementou.

 

Composta pelo presidente do colegiado, Filipe Leão, pelos representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Bráulio Cerqueira e Arivaldo Sampaio, e pelos delegados sindicais Luciano Turin, do Paraná, e Luiz Alberto Vieira Filho, do Distrito Federal, a comissão organizadora foi designada pelo CDS em abril de 2018 (relembre aqui). O regimento interno do III Conacon foi aprovado na segunda edição de 2018 da reunião do Conselho (acesse a ata aqui).

 

REFORMA ESTATUTÁRIA

O CDS finalizou a apreciação do encaminhamento apresentado pelo Grupo de Trabalho (GT) designado para propor sugestões e alterações ao Estatuto e ao Regimento Interno do Unacon Sindical. O GT foi instituído na primeira reunião do CDS de 2018. O grupo é composto por dois membros da DEN, o presidente do CDS, o delegado sindical do Distrito Federal, Luiz Alberto Vieira Filho e o dirigente de Santa Catarina, Caetano Rabelo. A proposta de reforma do Estatuto e do Regimento Interno do Unacon Sindical, com os destaques aprovados pelo colegiado, será submetida para deliberação dos filiados em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) Nacional.

 

CONCURSO

Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, trouxe informes a respeito do item 12 da pauta de discussão, que trata da realização de concurso para a Carreira de Finanças e Controle. “O ministro da CGU está otimista em relação ao pedido de concurso. Se mostrou confiante. Disse que tem apresentado ao governo o argumento de que, com o investimento na CGU, a União terá um retorno de até R$2 bi por ano”, disse. A reunião com Wagner Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), foi realizada no dia 12 de abril (relembre aqui).

 

VERBA INDENIZATÓRIA

A discussão do item 13 da pauta, sobre a atualização dos valores das indenizações de diárias, ressarcimento à saúde e adicional de fronteira também avançou. Apesar dos dirigentes concordarem que o momento político não é oportuno para essa reivindicação, o representante da delegacia sindical do Paraná, Ricardo Mugnol, sugeriu, como alternativa, a ampliação da rede de convênios nos estados. “Eu sempre acabo gastando mais nas viagens que faço. A ampliação da rede de hotéis e restaurantes nos estados pode ser uma alternativa imediata para a redução de custo dos servidores”, sugeriu.

 

A plataforma de convênios do Unacon Sindical também permite a indicação de novos parceiros, em todos os estados. Além de entrar em contato com a empresa sugerida, o Markt Clube irá manter o filiado informado sobre o andamento da conversa. Saiba como indicar novos parceiros na plataforma de convênios do Markt Club (acesse aqui).