Metrópoles promove debate sobre a reforma da Previdência nesta quinta, 27; participe

 

Com o objetivo de contribuir para as discussões sobre a reforma da Previdência, o portal Metrópoles promove debate nesta quinta-feira, 27 de junho. O evento, que tem o apoio do Unacon Sindical, contará com a participação do presidente da Comissão Especial responsável pela análise da PEC 006/2019, deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Os economistas Denise Gentil e Eduardo Fagnani, o deputado Professor Israel (PV-DF) e o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, também confirmaram presença. O debate será realizado no Teatro dos Bancários, na Asa Sul, a partir das 18h, com transmissão ao vivo na página do Facebook e no site do Metrópoles, a partir das 19h. Filiados ao Sindicato podem acompanhar da plateia. 

 

Desde a última semana, o Metrópoles tem divulgado uma série de reportagens sobre o tema. Em matéria publicada no dia 20, o secretário-executivo do Unacon Sindical e mestre em Economia pela Unicamp, Bráulio Cerqueira, fez críticas e apontou alternativas à reforma da Previdência.  “É uma economia pelo lado da despesa. Significa que, nos próximos 10 anos, menos pessoas vão se aposentar e as que se aposentarem vão ter benefício menor”, afirmou. Para ele, é preciso rever critérios fiscais, como, por exemplo, o Teto de Gastos e a Regra de Ouro e adotar medidas para estimular a demanda, aproveitar a capacidade ociosa e reduzir o desemprego (acesse a reportagem completa aqui).

 

A PEC 006/2019 também foi tratada em entrevista concedida por Bráulio à rádio Metrópoles. No programa Cabeças da Notícia, transmitido ao vivo para todo Distrito Federal e região do entorno, ele abordou temas como desconstitucionalização e impacto das mudanças nos valores dos benefícios. 

 

O material está reunido em uma seção especial do portal, onde é possível acompanhar as últimas notícias sobre a tramitação da matéria, em votação na Comissão Especial, e acessar conteúdo exclusivo que traz um panorama diferente sobre questão (acesse aqui).