Diálogo com ministro da CGU reforça parceria institucional

Diretoria Executiva Nacional (DEN) e Delegados do Distrito Federal e estados se reuniram na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário. O encontro foi solicitado para a retomada do diálogo institucional e sobre o futuro do Controle Interno da União. A realização do III Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (Conacon), previsto para novembro, também esteve em pauta. 

 

O cancelamento da assembleia do último dia 13 foi tratado como algo pontual pela equipe da CGU. Reiterando a justificativa apresentada por meio de ofício à DEN, os dirigentes afirmaram que suspensão da reserva foi para prevenir possível “uso indevido de bens públicos”, mas que o local estará sempre disponível para reuniões que tenham o objetivo de discutir temas ligados ao fortalecimento institucional.

 

Bráulio Cerqueira, secretário-executivo do Unacon Sindical, ressaltou que a medida foi recebida com “profunda estranheza”, visto que não há notícias de outras ocorrências do tipo. “Realizamos, inclusive na mesma data, assembleia com essa pauta na Secretaria do Tesouro Nacional”. Ele ressaltou ainda a disposição do Sindicato para dialogar e evitar ruídos na comunicação com o órgão.    

 

Em seguida, os membros da Diretoria Executiva Nacional (DEN) convidaram o ministro para a abertura do III Conacon. O evento terá como tema central “A Carreira de Finanças e Controle no novo ciclo político brasileiro: reconfiguração do Estado, responsabilidade fiscal, combate à corrupção e democracia”.

 

Ainda durante o encontro, foram tratados assuntos ligados à reforma administrativa, em discussão no Executivo, e à qualidade de vida no trabalho.

 

Rudinei Marques, Roberta Holder e Carlos Janz, membros da DEN, e os delegados sindicais Ana Maria Balthar, do Rio de Janeiro, Luciano Turin, do Paraná, João Colaço, de Minas Gerais, e Zeles Flor, do Distrito Federal, também participaram da reunião.  Além do ministro, o secretário-executivo da CGU, José Marcelo Carvalho, e o chefe de gabinete, Janildo Soares, estiveram presentes.