No segundo dia de reunião, Conselho elege Comissão Eleitoral 2020

Carlos Alberto Caetano, José Osmar Monte Rocha, ambos de Brasília, e Luiz Guilherme, da Paraíba, foram eleitos membros titulares

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) encerrou nesta sexta-feira, 29 de maio, a primeira reunião do ano. Com uma pauta resumida e por videoconferência, em atenção às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, os dirigentes elegeram a Comissão Eleitoral 2020.

Os filiados Carlos Alberto Caetano, José Osmar Monte Rocha, ambos de Brasília, e Luiz Guilherme, da Paraíba, foram eleitos membros titulares. Edson Santa Brígida Fragoso, do Pará, e Carlos Alberto Oliveira e Luiz Alberto Cavalcanti, de Brasília, ficaram como suplentes. A Comissão será responsável pela condução do processo eleitoral da Unacon e do Unacon Sindical de 2020. A eleição, que tem data prevista para 24 de novembro, será realizada exclusivamente pela internet.

O presidente do CDS, Filipe Leão, da Bahia, elogiou a primeira reunião remota do Conselho. “Foi uma experiência positiva, com respeito e contribuições de todos. Continuaremos trabalhando e esperando que tudo isso passe.  Cuidem-se, cuidem de suas famílias e também dos desconhecidos”, afirmou, ao exaltar o espírito de coletividade que tem pautado as discussões sociais acerca da pandemia.

Rudinei Marques, presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), também agradeceu a participação dos representantes regionais e ressaltou que o serviço público vive a conjuntura mais difícil dos últimos 30 anos. “Ao nos reportarmos ao governo Collor, podemos constatar que estamos numa situação ainda mais difícil. E esta realidade tende a piorar. Nas próximas semanas, vamos enfrentar a tentativa de retomada das atividades presenciais. As propostas que preveem redução salarial também devem voltar à pauta no Congresso até o fim do ano, sem contar a deterioração do clima político”, disse.

Sobre o próximo CDS, os dirigentes deliberaram que, se houver possibilidade de um encontro presencial, será realizado em Natal, nos dias 5 de 6 de novembro, para permitir a utilização dos vouchers gerados pelo cancelamento da reunião que estava agendada para este mês na capital potiguar.  Mas, a depender dos desdobramentos das pautas que impactam a carreira, os dirigentes podem voltar a se reunir remotamente, em caráter extraordinário, antes dessa data.