Conselho de Delegados Sindicais realiza primeira reunião do ano por videoconferência

Na tarde desta quinta, 28, o colegiado venceu os três primeiros itens de pauta. Grupo retoma a reunião nesta sexta, 29, às 14h, com a votação e nomeação dos membros da Comissão Eleitoral, entre outros itens

A primeira reunião de 2020 do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) foi realizada pelo Zoom. Com o apoio da plataforma de videoconferência, os dirigentes vão poder deliberar temas importantes para a carreira de Finanças e Controle. Na tarde desta quinta-feira, 28 de maio, o colegiado venceu os três primeiros itens de pauta: informes gerais e avaliação de conjuntura, apresentação do plano anual de atividades de 2019 e apresentação da minuta de cronograma eleitoral do Unacon Sindical e da Unacon Associação. Filipe Leão, delegado sindical da Bahia, conduziu a reunião na condição de presidente do CDS.

Os dirigentes se mostraram apreensivos com os desdobramentos políticos, sobretudo com as ameaças de destruição do serviço público. Para Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, o cenário é o mais preocupante dos últimos 30 anos.

Também presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), Marques compartilhou que a preocupação do funcionalismo é com uma eventual radicalização do cenário político nacional. “Estamos encaminhando para um tudo ou nada. O que está em jogo é a ameaça às instituições e à República. O momento que estamos vivendo é decisivo”, apontou concordando com o delegado sindical do Ceará, Edilberto Barreto, ao afirmar que a responsabilidade política do Sindicato é muito grande nesse processo. “Por isso, precisamos transmitir para as nossas bases que todas as carreiras estão unidas para enfrentar tudo que está acontecendo”, concluiu.

O protagonismo do Unacon Sindial nesse momento de distanciamento social necessário à mitigação do contágio pelo coronavírus (Sars-CoV2) também foi apresentado pela Diretoria Executiva Nacional (DEN). Bráulio Cerqueira, secretário executivo da entidade, informou, por exemplo, que o Unacon Sindical foi o primeiro Sindicato que pediu a implementação de teletrabalho para 100% do quadro funcional. O pedido de amicus curiae em ação civil pública contra o fim do teletrabalho foi protocolado na última terça-feira, 19 de maio, via Fonacate (sabia mais aqui).

O secretário executivo também destacou a manutenção do atendimento ao filiado por telefone, e-mail e chamado de Ouvidoria, de segunda a sexta, de 8h às 18h. “Os funcionários do Unacon Sindical seguem trabalhando em regime de home office”, informou. A coordenação das atividades está sendo conduzida pela Diretoria, com reuniões periódicas e contato diário com cada um dos setores. As ligações para o telefone fixo (61) 2107-5000 estão sendo redirecionadas para o celular dos colaboradores. Basta escolher o ramal desejado, como de costume.

Cerqueira também apresentou a minuta de cronograma eleitoral do Unacon Sindical e da Unacon Associação para os delegados sindicais.

 

HOMENAGEM

Os dirigentes destacaram, entre as recentes perdas da carreira, a morte precoce do Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC), Jailison Silveira. “Foi difícil de acreditar que, do dia para a noite, não o teremos mais com a gente. Ele era um grande amigo e teve um papel muito importante dentro do Tesouro, de mostrar que cada servidor é capaz de sonhar e fazer um serviço público melhor”, relatou o delegado de finanças públicas, Luiz Alberto Marques Vieira Filho. As manifestações de carinho e de admiração pelo colega serão registradas em ata. Jailison sofreu um infarto na manhã do dia 21 de maio.

Em 2016, Jajá, como era chamado pelos amigos e colegas, foi um dos líderes da mobilização em defesa da carreira na Secretaria do Tesouro Nacional. Em nota publicada no site do Unacon Sindical, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) lamentou a perda do brilhante quadro. “Ficam a saudade, o respeito e as lembranças das trincheiras que dividimos na luta pelo fortalecimento da carreira e da STN”, reza trecho da homenagem (leia na íntegra).

 

SEGUNDO DIA

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) retoma a pauta nesta sexta-feira, 29 de maio, às 14h, com a votação e nomeação dos membros da Comissão Eleitoral, entre outros itens.