Unacon Sindical participa de carreata em Defesa do Serviço Público nesta quarta, 17

Presidente Bráulio Cerqueira e o secretário executivo Rudinei Marques representaram a Diretoria Executiva Nacional no ato. José Marco, delegado sindical de Controle Interno, também aderiu ao movimento

O Unacon Sindical participou de carreata em Defesa do Serviço Público, na tarde desta quarta-feira, 17 de março em Brasília, DF. Bráulio Cerqueira e Rudinei Marques, presidente e secretário executivo do Sindicato, nesta ordem, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no ato. José Marco, delegado sindical de Controle Interno, também aderiu à mobilização. Convocada pelo movimento Basta!, a atividade reforça o protesto contra a aprovação da PEC 186/2019, da Emergência Fiscal, que congelou os salários dos servidores públicos por 15 anos e contra a tramitação acelerada da PEC 32/2020, da reforma administrativa. O coletivo também reivindica vacinação pública e gratuita contra a Covid-19.

O presidente do Unacon Sindical alertou para a importância dos servidores aderirem às novas formas de manifestações. “A PEC 186/2019 teve mais de 95% de rejeição no e-Cidadania do Senado Federal e no portal de consulta da Câmara dos Deputados e, mesmo assim, o Congresso aprovou aquela aberração. Precisamos inovar, participar de atos virtuais, ir para a rua com toda a segurança e fazer e pressão contra o desmonte das políticas sociais e do estado brasileiro que está em curso”, destacou, reforçando a convocação dos filiados para o Dia Nacional em Defesa do Serviço Público na próxima quarta-feira, 24 de março.

José Marco elogiou a organização do ato. “Não houve tumulto nem aglomeração e todos permaneceram dentro dos carros usando máscara de proteção. Foi exemplar”, relatou. Para o delegado de Controle Interno é fundamental conscientizar a carreira de Finanças e Controle da importância de aderir às novas formas de mobilização. “Precisamos participar dos atos virtuais, dos twittaços, da pressão aos parlamentares pelas redes sociais e pelo WhatsApp, sempre envolvendo os aposentados”, pontuou.

A concentração da carreata teve início às 14h, no estádio Mané Garrincha. De lá, os servidores seguiram em direção à Esplanada dos Ministérios. Profissionais da saúde, educação e segurança pública também aderiram ao protesto. Confira as imagens.