Em debate com Luiz Philippe de Orléans, Rudinei Marques defende a estabilidade: “garantia de que o servidor vai exercer com plenitude suas atribuições”

Evento foi organizado pelo portal Ranking dos Políticos

Em debate transmitido pelo Ranking dos Políticos nesta segunda-feira, 3 de maio, o secretário executivo do Unacon Sindical e presidente do Fonacate, Rudinei Marques, defendeu a estabilidade e lembrou que a prerrogativa é uma garantia da sociedade “de que o servidor vai exercer com plenitude suas atribuições”.

Do outro lado, o deputado Luiz Philippe de Orléans (PSL-SP) repetiu o discurso do governo sobre a necessidade de se fazer um ajuste fiscal e, portanto, de facilitar demissões no setor. “É preciso combater essa premissa que a estabilidade equaciona num melhor serviço público”, afirmou, ao defender que os governantes possam alocar com “liberdade” os recursos do orçamento. Ele criticou, ainda, o que chamou de “políticas assistencialistas”.

Marques rebateu prontamente. “Em países onde a desigualdade social é muito grande, como é o caso do Brasil, o Estado tem sim que desenvolver políticas públicas com foco na redução da pobreza. Estamos falando em 70 milhões de brasileiros que estão no desalento, no desemprego e na informalidade. ”

Sobre a crise, que o governo tem usado como argumento para passar reformas que tiram direitos dos trabalhadores, o secretário executivo do Unacon Sindical destacou que a equipe econômica insiste no erro. “ Até agora, o ministro Paulo Guedes não mostrou um caminho para a retomada do desenvolvimento. Eles estão apostando dobrado no corte da despesa. Isso já aconteceu na Emenda Constitucional 95, na reforma da Previdência e na reforma trabalhista: tiraram dinheiro do bolso do trabalhador, que é quem movimenta a economia”, pontuou.

Assista a íntegra do debate abaixo.