Unacon Sindical integra atos públicos contra a PEC 32/2020 em todo o país

Em Brasília, Recife, João Pessoa e Porto Alegre representantes sindicais abordaram deputados nos aeroportos

Em mais um dia de mobilização contra a reforma administrativa, nos termos da PEC 32/2020, representantes do Unacon Sindical participaram de atividades em todo o país nesta terça-feira, 19 de outubro. Pela manhã, em Brasília, João Pessoa, Recife e Porto Alegre as intervenções foram no embarque e desembarque dos aeroportos. Com faixas, camisetas, cartazes e palavras de ordem, servidores abordaram parlamentares para pedir a rejeição da matéria.

O representante da Paraíba, Fábio Moreira, ressalta que mobilização demostra a união de todas as categorias contra a precarização dos serviços prestados à população. “As mudanças trazidas nessa PEC não se destinam a melhorar a qualidade dos serviços públicos, mas abrem brechas para que a classe política possa aumentar os seus espaços de poder, indicando apadrinhados para cargos que deveriam ser ocupados por pessoas que prestam concurso público.” Na mesma linha, o delegado sindical do Pernambuco, Abelardo Lopes, reitera que a proposta em tela é a destruição do serviço público e, caso se concretize, trará “enormes prejuízos aos direitos conquistados com muita luta e que dificilmente serão recuperados”.

A tramitação da PEC 32/2020 está em um momento decisivo na Câmara dos Deputados. Com o aumento da pressão por parte dos servidores, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), já admitiu que a proposta está perdendo apoio e pode ser engavetada. Mas, como lembra o delegado sindical do Rio Grande do Sul, Carlos Leite, não é hora de desmobilizar. “Não podemos esmorecer. Diariamente, os tomadores de decisão (parlamentares) têm que ser lembrados da impertinência de matérias que colocam em risco a sociedade brasileira. A luta contra a PEC32 só termina quando a matéria for arquivada e sepultada. Até lá, seguiremos mobilizados”, conclui.

NA CÂMARA

À tarde, o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, participou do ato público em frente ao Anexo II da Câmara. A atividade contou com a presença de parlamentares da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) e da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou que a PEC 32/2020 “atenta contra o Estado e contra o povo brasileiro”.

Sobre os atos públicos, intensificados nas últimas semanas, o deputado José Guimarães (PT-CE) parabenizou o empenho dos servidores: “é assim que vocês estão construindo a derrota dessa PEC no Plenário”.

Além de reiterar o compromisso de atuar ao lado dos servidores para enterrar a reforma administrativa, o presidente da Servir Brasil, deputado Professor Israel Batista (PV-DF) alertou para uma outra proposta em trâmite, a PEC 23/2021. “Enquanto estamos aqui mobilizados, o governo ataca em outra frente e propõe um calote, com postergação do pagamento de dívidas que já foram reconhecidas pela Justiça. Existem servidores que já estão esperando há 30 anos”, afirmou, ao pontuar que o texto, além de ferir o direito desses trabalhadores, afeta a credibilidade do país e traz enorme insegurança jurídica (saiba mais aqui).

Veja registros da mobilização na galeria abaixo.