Em carta, servidores do Tesouro formalizam insatisfação generalizada com desalinhamento remuneratório

Documento foi enviado secretário do Tesouro Nacional, ao secretário especial do Tesouro e Orçamento e ao ministro da Economia. Leia na íntegra

A insatisfação generalizada dos servidores da Secretaria do Tesouro Nacional com o desalinhamento salarial da carreira chega, oficialmente, à Administração. Com o apoio do Unacon Sindical e da Associação de Servidores do Tesouro Nacional, os Auditores (AFFC) e Técnicos Federais de Finanças e Controle (TFFC) divulgaram carta pública endereçada ao secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, ao secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, cobrando a adoção de medidas urgentes que evitem a manutenção e o possível aumento da assimetria remuneratória com outras carreiras de referência no Executivo Federal. Na tarde da quinta-feira, 17 de fevereiro, foram enviados ofícios às autoridades formalizando a entrega do documento.

Para Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, “a adesão maciça à carta é um marco na união dos servidores do Tesouro, demonstrando capacidade de construção de consensos e engajamento crescente à mobilização, que precisa ser e é um processo coletivo”.

Assinada por 416 dos 524 servidores na Casa, o documento destaca que “O desalinhamento [remuneratório em curso] configura-se como um desserviço à boa gestão dos recursos humanos no serviço público, ao impor um descompasso injustificado à luz da qualificação, produtividade e responsabilidade das atividades desempenhadas pelos servidores do Tesouro Nacional”. E prossegue, alertando, que “o atual clima de frustração entre servidores tem potencial, inclusive, para desencadear uma entrega generalizada de cargos de confiança, com implicações imediatas à capacidade institucional deste órgão”. Os formulários de entrega e de compromisso de não-assunção de cargos estão disponíveis no site do Unacon Sindical (acesse aqui e aqui).

 

PRÓXIMOS PASSOS

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada no dia 15 de fevereiro, a carreira de Finanças e Controle aprovou, com mais de 93% de votos favoráveis, o calendário de protestos apresentados pelo Unacon Sindical (relembre aqui). O cronograma prevê a realização de três atividades:

 

22 de fevereiro – Dia Nacional de Protestos da Carreira de Finanças e Controle

Ato virtual realizado no turno da tarde. Reunião conjunta dos servidores da STN e da CGU.

 

9 de março – Dia de Mobilização dos Servidores Federais

Dia inteiro de protestos: pela manhã, em frente à STN; e, pela tarde, em frente à CGU.

 

Estado de mobilização permanente da carreira de Finanças e Controle

Sem prazo para acabar, essa fase prevê a construção de novas ações, virtuais e presenciais.

 

Acesse, abaixo, a íntegra da carta encaminhada ao ministro Paulo Guedes e aos secretários Paulo Valle (Tesouro Nacional) e Esteves Colnago (Tesouro e Orçamento).

DOWNLOAD