Valor real do subsídio da carreira de Finanças e Controle é o menor em treze anos

Sem recomposição, perdas inflacionárias devem chegar a 40% em 2022

O Unacon Sindical lança o Corrosômetro da carreira de Finanças e Controle. O cálculo, que considera a evolução do poder de compra do salário com base na inflação oficial (IPCA), aponta que o valor real do subsídio dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle é o menor dos últimos 13 anos.

De acordo com os dados, para alcançar o mesmo patamar de janeiro de 2019, data da última reposição salarial, as remunerações precisam ser reajustadas em 21%. Já para retornar ao maior patamar da série, registrado em julho de 2010, seria necessária uma recomposição de 34%.

Mesmo diante desse cenário de perdas acentuadas, que devem alcançar 40% neste ano, o governo sinaliza uma recomposição discriminatória, em benefício de poucas carreiras.

“A alta da inflação, que deve prosseguir este ano, e as políticas de desconstrução dos direitos do trabalho e do emprego público explicam a deterioração recente dos salários dos servidores civis federais, inclusive da nossa carreira. Somente com conscientização e muita mobilização teremos chance de reverter esse quadro e garantir a dignidade dos nossos salários”, afirma o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira.

O momento exige mobilização da carreira. Assine a lista de intenção de entrega de cargos (da CGU aqui, da STN aqui) e o compromisso de não assunção dos cargos disponibilizados ( da CGU aqui, da STN aqui). A carta aberta dos servidores da Controladoria-Geral da União também está aberta à subscrição aqui.

 

Recomposição já!