Unacon Sindical busca direito de resposta na rádio Band News FM, após ataques descontextualizados do jornalista Cláudio Humberto

O presidente do Sindicato, Bráulio Cerqueira, foi citado nominalmente, ao lado de outras lideranças do serviço público, durante crítica do comentarista ao movimento por recomposição salarial

O Unacon Sindical solicita à rádio Band News FM direito de resposta em face dos ataques contra o presidente do Sindicato, Bráulio Cerqueira, apresentadas pelo jornalista Cláudio Humberto, durante o programa Gente Brasília, na manhã desta terça-feira, 19 de abril.

O dirigente sindical foi citado nominalmente, ao lado de outras lideranças do serviço público, durante crítica do comentarista ao movimento por recomposição salarial que toma forma, haja vista a ausência de uma política clara do governo. O jornalista citou os salários percebidos pelos representantes dos servidores e concluiu que eles são remunerados para “somente para dedicar a vida para falar mal do governo”. A afirmação, descabida, faz tábula rasa da importância dos sindicatos para a democracia na solução de conflitos entre empregados e empregadores, independentemente da empresa ou governo em questão.

Além disso, Cláudio Humberto seguiu destilando opiniões mal embasadas para criticar a posição das entidades de servidores frente ao anúncio pelo governo de um possível reajuste de 5% o funcionalismo. Em uma tentativa de vilanizar os trabalhadores do setor, ele apresentou números da remuneração na carreira de Finanças e Controle, na Receita Federal, e Banco Central completamente descontextualizados. Os “supersalários” apresentados, em nenhum dos casos, ultrapassa o teto constitucional do serviço público. Ademais, o jornalista deixa de mencionar a qualificação e responsabilidade de trabalhadores, como nos casos do Tesouro Nacional e da Controladoria-Geral da União, que administram o caixa da União, os mais de R$ 5 trilhões de dívida pública, e que fiscalizam o gasto público federal.

Numa democracia, servidores públicos, assim como trabalhadores da iniciativa privada, têm o direito, mas também o dever, de reivindicar. A pauta do Unacon Sindical não é contra os 5% de reposição anunciados extraoficialmente pelo governo na semana passada. A luta é contra um desalinhamento remuneratório, também anunciado extraoficialmente pelo governo (dezembro de 2021), sem precedentes no Poder Executivo federal em detrimento dos servidores da carreira de Finanças e Controle, e a luta é por defesa real do poder de compra dos salários (os supostos 5% são insuficientes contra 24% de inflação desde a última reposição), num contexto de forte aceleração de preços que corrói a renda de todo trabalhador.

Diante do exposto e certos da seriedade e do compromisso do veículo com a informação, o Sindicato solicita à rádio Band News direito de resposta.

Aos colegas da STN e da CGU, o presidente do Unacon Sindical e demais membros da Diretoria Executiva Nacional reafirmam o compromisso de atuar, incansavelmente, em defesa da valorização da carreira e do serviço público.