Em assembleia histórica, servidores da CGU aprovam greve por tempo indeterminado, a partir do dia 30 de maio

Encaminhamento foi apreciado na tarde desta sexta, 20. Na STN, greve por tempo indeterminado começa na próxima segunda-feira, 23 de maio

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na tarde desta sexta-feira, 20 de maio, os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) aprovaram, com 88% dos votos favoráveis, greve por tempo indeterminado, com início no dia 30 de maio. Na Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a greve por tempo indeterminado começa na próxima segunda-feira, 23 de maio (saiba mais aqui).

A ausência de proposta oficial de reestruturação para a carreira de Finanças e Controle, a aproximação do fim prazo legal para recomposição remuneratória, a persistente sinalização do governo de ampliação do desalinhamento remuneratório entre carreiras do Executivo Federal e a perda de 25% do poder de compra dos salários congelados desde janeiro de 2019 motivou a aprovação de greve nas duas Casas.

“A greve é um último recurso, mas neste momento crítico em que o prazo legal para recomposição salarial em ano eleitoral se esgota e em que persiste a sinalização do governo de reajustes discriminando a carreira de Finanças e Controle, os servidores da Controladoria-Geral da União, bem como do Tesouro Nacional, aprovaram a intensificação da mobilização. Não abrimos mão de defender a nossa carreira e nossas instituições”, afirma Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical.

As reivindicações, que vêm sendo apresentadas aos interlocutores do governo desde dezembro passado, são: alinhamento remuneratório com carreiras correlatas do Executivo Federal por intermédio de reestruturação da carreira, inclusão de exigência de nível superior para ambos os cargos, recomposição das perdas inflacionárias.