Em reunião com o ministro, Unacon Sindical comunica oficialmente o início da greve na CGU

De acordo com deliberação da AGE realizada na última sexta, 20, atividades não essenciais serão paralisadas a partir de segunda, 30 de maio

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical comunicou oficialmente ao ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, sobre o início da greve no órgão, na próxima segunda-feira, 30 de maio. O Sindicato foi representado pelo vice-presidente, Daniel Lara, o secretário executivo, Rudinei Marques, e pelos diretores Roberto Kodama e Frederico Carlos Janz. Além do ministro, participaram da reunião o secretário-executivo da CGU, José Marcelo de Castro, e o chefe de gabinete, Janildo Soares.

Marques ratificou o posicionamento do Sindicato sobre a possibilidade de ampliação das assimetrias remuneratórias com carreiras correlatas do Executivo Federal. “Não podemos aceitar o desalinhamento com carreiras que têm o mesmo nível de complexidade e ocupam posições tão estratégicas para o Estado quanto a carreira de Finanças e Controle”, assinalou. Na mesma linha, o vice-presidente, Daniel Lara, destacou que o “não somos contra o aumento de outras carreiras mas não vamos aceitar tratamento desigual e diferente”.

O diretor de Comunicação, Roberto Kodama, lembrou que as perdas salariais atingiram todas as carreiras, logo “seria injusto privilegiar apenas algumas em detrimento da nossa”.

O ministro se mostrou sensível ao pleito e informou que a definição do governo sobre o reajuste geral do funcionalismo e, também, sobre pautas específicas de cada carreira, deve ser anunciada até a próxima semana.

Em relação à greve, a equipe da CGU informou que os superintendentes regionais e demais dirigentes serão orientados sobre os procedimentos em relação ao ponto dos servidores.

O Sindicato tratou, ainda, da posse dos aprovados no concurso para os cargos de Auditor e Técnico Federal de Finanças e Controle. Os 375 novos servidores devem ser recepcionados em cerimônia, com a participação do Unacon Sindical.