Candidata a deputada distrital pelo PMN, AFFC Renata D’Aguiar fala sobre as pautas prioritárias e desafios

Em série de entrevistas, Unacon Sindical abre espaço para candidatos da carreira de Finanças e Controle

A Auditora Federal de Finanças e Controle Renata D’Aguiar se mudou para a capital do Brasil, em 2014, para assumir o cargo na Secretaria do Tesouro Nacional. Na época, com 24 anos, ela lembra que passou por um período de adaptação e muito aprendizado. Hoje, mestre em economia e gestora pública, Renata sonha em contribuir com o desenvolvimento do Distrito Federal na Câmara Legislativa. 

Unacon Sindical –  Quais são suas pautas prioritárias? 

Inclusão Social, educação e reconhecimento feminino. Essas três bandeiras me definem bem. 

No reconhecimento feminino, apoio com toda minha força a luta feminina no mercado de trabalho e o reconhecimento do valor da mulher no núcleo familiar. Na inclusão social, penso que todos os seres humanos têm direito a uma vida digna, independentemente de sua classe social. Essa é uma das minhas principais bandeiras. Em relação à educação, acredito que o conhecimento é poder e eu levo uma vida pautada na ciência e acredito, firmemente, que a sociedade só pode evoluir por meio da educação

US – O que te motivou a pleitear uma vaga na Câmara Legislativa do Distrito Federal?

Tudo começou com um sonho. Um sonho de reciclar o futuro das pessoas mais vulneráveis do DF. A partir disso, fundei a OnG Reciclando o Futuro. Um projeto idealizado em 2017, com o objetivo de resgatar o valor social e a cidadania brasiliense, unindo pessoas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal que entendem que a inclusão social é o meio norteador para alcançarmos o bem-estar social. O Instituto é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de dar assistência à população em situação de vulnerabilidade do Distrito Federal e de promover ações de valorização do ser humano, por meio de práticas esportivas, culturais e de lazer, de palestras educativas/informativas e de capacitação. 

O rompimento da situação de vulnerabilidade é um dos princípios do Instituto. Por isso, as ajudas emergenciais, como a entrega de verduras, frutas e cestas básicas, sempre foram prioritariamente destinadas aos participantes dos cursos de capacitação.

US – O que você traz de aprendizado das eleições de 2018, quando concorreu a deputada distrital? 

Na oportunidade, praticamente sem campanha e ingressando na política, eu cheguei a cerca de 4 mil votos. Foi uma experiência grandiosa, com um retorno super positivo e que me fez crescer demais. Pude entender como é feita a campanha política. Desde então, resolvi estudar, aprender, conhecer sobre orçamento, gestão e atuação; ou seja, me preparei. Naquela época, eu acho que já estava pronta. Porém, agora, eu tenho certeza. Amadureci como pessoa, profissional e gestora. Estou apta a contribuir para um DF mais justo, próspero e com mais oportunidades para todos. 

 

FOMENTO AO DEBATE 

O Unacon Sindical publicou no dia 9 de julho um chamado amplo aos candidatos da carreira para a primeira rodada de entrevistas. O prazo segue aberto para os demais interessados.

Vai concorrer nas Eleições de 2022 e quer conceder entrevista ao nosso portal? Envie email para comunicacao@unacon.org.br, com nome completo, cargo que vai pleitear, sigla partidária e estado. Na sequência, a equipe de comunicação do Sindicato entrará em contato para envio das perguntas.