Candidato a deputado distrital pelo PSOL, AFFC Marivaldo Pereira fala sobre pautas prioritárias e desafios

Em série de entrevistas, Unacon Sindical abre espaço para candidatos da carreira de Finanças e Controle

Auditor Federal de Finanças e Controle. Advogado popular. Militante antirracista. Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça, onde ocupou, também, o cargo de ministro interino. Brasiliense. Filho de diarista. Este é Marivaldo Pereira. Entre os pontos que separam cada um desses substantivos tem muita história para contar. Um jovem negro, periférico que, contra as estatísticas, se formou em Direito e, ao longo de sua trajetória profissional, fez importantes contribuições ao enfrentamento à corrupção, promoção da igualdade e da justiça social. Pleiteia, agora, o cargo de deputado distrital na Câmara Legislativa do DF.

O candidato concedeu entrevista exclusiva para o Unacon Sindical e você confere os principais trechos a seguir.   

Unacon Sindical – Nas últimas eleições, você concorreu ao Senado e teve uma votação expressiva. O que te levou a mudar o foco nestas eleições? 

Da última eleição pra cá, mergulhei nos problemas locais e, como advogado popular, encarei de frente os desmandos do governo Ibaneis. Mesmo sem mandato, entramos com várias ações em defesa da saúde, da assistência social, da educação e da moradia em todo o DF. O governador age como se o GDF fosse sua fazenda, e quem paga o preço é a população mais pobre, que depende dos serviços públicos para sobreviver. Este cenário vem se repetindo aqui no DF e somente pode ser alterado se tivermos uma Câmara Legislativa mais combativa. Acredito que estou pronto para contribuir com esta tarefa, graças à experiência que adquiri como gestor público e como advogado.

US- Quais demandas do Distrito Federal você pretende priorizar na Câmara Legislativa? 

Vivemos um caos completo na assistência social e na saúde. As pessoas estão virando a noite na fila do CRAS e voltando pra casa sem atendimento. Famílias estão perdendo seus entes queridos na fila à espera de cirurgias que nunca acontecem. A pobreza avança de forma rápida e violenta. Tudo isso sob a omissão e negligência do governador, mais preocupado com o patrocínio do seu time de futebol e com os shows particulares que promove em sua casa. Vou mudar isso na Câmara Legislativa. Enquanto houver uma pessoa na fila do CRAS sem atendimento, enquanto houver alguém à espera de cirurgia, estarei acionando o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas e lançando mão de todas as prerrogativas que um deputado tem para que esta pessoa seja atendida. 

US – Quais são seus principais desafios nessa disputa para deputado distrital? 

Nosso grande desafio será vencer a falta de recursos e de estrutura para alcançar as eleitoras e eleitores do DF. Se conseguirmos mostrar à população a defesa da moradia que estamos fazendo em Planaltina, a luta pelos feirantes da CEASA e da Guariroba, a luta contra as filas dos CRAS, a luta por saúde e educação de qualidade, temos grande chance de conquistar corações e mentes de milhares de pessoas, como fizemos na eleição para o Senado em 2018.

Estamos muito empolgados com a receptividade e o apoio que estamos recebendo, principalmente dos colegas da carreira de Finanças e Controle, profissionais que são referência para todos que trabalham com gestão pública.

FOMENTO AO DEBATE 

O Unacon Sindical publicou no dia 9 de julho um chamado amplo aos candidatos da carreira para a primeira rodada de entrevistas. O prazo segue aberto para os demais interessados. Vai concorrer nas Eleições de 2022 e quer conceder entrevista ao nosso portal? Envie email para comunicacao@unacon.org.br, com nome completo, cargo que vai pleitear, sigla partidária e estado. Na sequência, a equipe de comunicação do Sindicato entrará em contato para envio das perguntas.