Ministro da CGU externa apoio à carreira de Finanças e Controle

Daniel Lara, Rudinei Marques e Roberto Kodama representaram a DEN na reunião com Vinicius Marques de Carvalho realizada na tarde desta segunda-feira, 12 de junho

Alinhamento. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, irá pautar a proposta de remuneração variável da carreira com o governo. O compromisso foi registrado em agenda com o Unacon Sindical, realizada na tarde desta segunda-feira, 12 de junho. Daniel Lara, Rudinei Marques e Roberto Kodama representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro. Membro da comissão designada para definir estratégias relacionadas à proposta de remuneração por desempenho da carreira, em complemento ao subsídio, Alisson Neres Lindoso, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) também participou da reunião, que ainda contou com a presença do secretário-executivo adjunto da CGU, Claudio Torquato da Silva e do chefe de gabinete do órgão, Flávio Marques Prol.

“Tenho algumas agendas essa semana em que posso pautar o tema”, declarou Carvalho, após receber da entidade dados e levantamentos que vão subsidiar sua apresentação para o governo.

A DEN deixou bem claro a preocupação com a assimetria remuneratória com outras carreiras. “Precisamos encontrar uma solução para esse descompasso. A situação é crítica e reinstitui uma competição entre carreiras, superada lá atrás”, destacou Daniel Lara, presidente interino do Unacon Sindical.

A título de exemplo, Rudinei Marques, secretário executivo do Sindicato, informou que “hoje, um AFFC em fim de carreira recomeçaria em outra correlata com uma perspectiva considerável de ganhos”.

“Sabemos que o problema é imenso, mas estamos aqui para encontrar uma saída imediata. Não seremos uma subcategoria de servidores públicos”, declarou Marques, ao informar sobre o calendário de mobilização da carreira.

“Temos alternativas para superar as assimetrias remuneratórias”, pontuou Lara.

O ministro sinalizou disposição para, junto ao Sindicato, encontrar uma solução para a situação.

Além da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com paralisação das atividades, na terça, 13, e da vigília no hall da STN, na quarta, 14, o Unacon Sindical também terá outras agendas para tratar do assunto, durante a semana. Acompanhe o site e fique por dentro das novidades.

CONCURSO

Ao ser questionada pela entidade, a cúpula da CGU adiantou que o órgão deve solicitar, em breve, concurso para o provimento de vagas de AFFC e TFFC. O órgão também informou que a progressão e as atribuições dos cargos estão em fase de reestruturação. Ao saber da novidade, a DEN pediu que a exigência de Nível Superior (NS) para ingresso no cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) fosse contemplada nessa discussão. “O NS foi aprovado no acordo de 2015, depois aprovado na Câmara e no Senado e, então, vetado com explicação pueril”, contextualizou Lara.