Em AGE realizada nesta terça, 20, servidores decidem intensificar mobilização

“Precisamos de uma declaração formal e unificada por parte dos dirigentes das duas Casas. Esse movimento é imprescindível para consolidarmos o apoio interno”, declarou Daniel Lara, presidente interino do Unacon Sindical

Construir pontes. Essa tem sido a tônica do trabalho do Unacon Sindical no movimento “Valorização Já”. Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual realizada na manhã desta terça-feira, 20 de junho, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) reforçou a importância de alinhar com as cúpulas da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o apoio em relação à proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio.

“Precisamos de uma manifestação formal e unificada por parte dos dirigentes das duas Casas. Esse movimento é imprescindível para consolidarmos o apoio interno”, declarou Daniel Lara, presidente interino do Unacon Sindical, conclamando os servidores a fortalecerem o movimento. “Convidem os colegas de setor que ainda não despertaram para a importância da mobilização para participarem das assembleias e atividades convocadas pelo Sindicato. Essa articulação vai demandar unidade e ação de todos. A exemplo de outras tantas batalhas que já enfrentamos juntos, com a participação de todos, venceremos mais esse desafio”, concluiu.

Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical, saudou os mais de 400 participantes da assembleia com entusiasmo. “A adesão crescente às assembleias causa desconforto aos dois órgãos, pois isso causa atraso nas entregas. A tônica desta mobilização, certamente, será a persistência”, destacou. Segundo Marques, a perspectiva é que o movimento dure alguns meses.

A percepção de que o movimento deve aumentar também é compartilhada pelos servidores. “O tom do Sindicato, quem indica somos nós. Sem uma base mobilizada, não tem como o Sindicato aumentar o tom. É preciso que a gente participe de todas as atividades, em uma demonstração de força e unidade para que o Sindicato possa, então, bancar uma estratégia mais firme”, pontuou o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Paulo Souza.

Outro alerta feito durante a assembleia foi a ameaça do esvaziamento da carreira, com a perda de talentos para outros órgãos. “Metade dos novos servidores da CGU estão de saída e vão assumir vagas em concursos que já tinham realizado”, alertou Pietro Viecili, AFFC do último concurso.

NOVA PARALISAÇÃO

A próxima AGE virtual, com paralisação das atividades, será realizada no dia 29 de junho, às 14h30, para dar continuidade ao debate (saiba mais aqui).

PRÓXIMOS PASSOS

Após reunião convocada para essa semana, a comissão designada para definir estratégias relacionadas à proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio, irá divulgar o calendário de mobilização da carreira. O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) também já tem encontro extraordinário convocado para tratar do tema.

GRUPO WHATSAPP

Durante a videoconferência, o Sindicato anunciou o lançamento do grupo de WhatsApp oficial para debater a proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio. Para garantir o debate qualificado e a presença exclusiva de servidores da carreira, o ambiente será restrito a Auditores e Técnicos ativos e aposentados. Para solicitar ingresso, preencha o formulário de pré-inscrição disponível no site. O prazo para aprovação no grupo é de 24h. (inscreva-se aqui).

CAMPANHA UNIFICADA

Marques aproveitou e convidou os servidores para participarem da live de lançamento da Campanha Salarial unificada das entidades representativas do Executivo federal. “Temos pautas convergentes que demandam uma mobilização mais forte, com outras carreiras”, contextualizou (saiba mais aqui).