MGI lança GT para elaborar o Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal; Unacon Sindical participou do evento

Solenidade foi realizada no dia 27 de julho, data em que Marielle Franco completaria 44 anos de idade: marco simbólico destacado na fala do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho

Foto: Adalberto Marques/MGI

Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical, participou da cerimônia de lançamento do Grupo de Trabalho (GT) Interministerial voltado à elaboração do Plano de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação na Administração Pública Federal. A solenidade foi realizada no dia 27 de julho, data em que Marielle Franco completaria 44 anos de idade: marco destacado na fala do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho.

“Acho simbólico lançar esse GT no dia de hoje. Isso revela o compromisso inarredável do presidente Lula com esse tema”, disse Carvalho que, na sequência, destacou o compromisso da CGU com a agenda de combate ao assédio moral e sexual como, por exemplo, o lançamento do Guia Lilás.

Recém-publicado pela Controladoria, o documento reúne orientações sobre o uso adequado e efetivo dos canais de denúncia de atos de assédio e discriminação. O guia, que orienta agentes públicos sobre o tratamento das denúncias, também traz um protocolo específico, destinado às vítimas, com esclarecimentos sobre como proceder em casos de assédio moral, sexual ou discriminação.

“Combater o assédio moral e combater o assédio sexual é, acima de tudo, dar conteúdo ao combate ao racismo, à misoginia, à LGBTQIA+fobia e a tantas outras situações que se revelam por meio do assédio sexual e moral”, defendeu Carvalho. Em justificativa a essa afirmação, o ministro informou que 95% das denúncias de assédio sexual se referem a assediadores homens e 87% das pessoas assediadas são mulheres. “É importante que, por meio do combate ao assédio moral e sexual, a gente consiga atacar parte das causas desses outros problemas”, afirmou.

Além do ministro da CGU, participaram do encontro: a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, além de representantes de outros ministérios, da Escola Nacional de Administração Pública e de movimentos sociais e das entidades sindicais.

 

Com informações: ascom CGU