Servidores reagem à sinalização de reajuste de 1%; “atitude despertou a ira do funcionalismo”, declara Marques

Em entrevista concedida para o portal de notícias “Extra”, secretário executivo do Unacon Sindical disse que o governo deveria apresentar uma proposta minimamente razoável. Lei na íntegra

Economia / Servidor Público

Governo apresenta proposta de reajuste de 1% para funcionalismo federal e causa tumulto em reunião com entidades

Representantes de servidores do Executivo se queixam de percentual proposto

 

 

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, conseguiu reservar no Orçamento da União a previsão de R$ 1,5 bilhão para a concessão de reajuste aos servidores públicos do Executivo federal em 2024, o que corresponderia a apenas 1% de correção salarial no ano que vem. A informação foi confirmada a entidades representativas do funcionalismo público pelo secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, na quarta rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) que acontece nesta terça-feira (dia 29), em Brasília (DF).

O representante do governo federal também afirmou que, se o governo conseguir abrir espaço orçamentário, será possível ampliar um pouco a proposta

Em resposta, Rudinei Marques, presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado, disse que o governo deveria apresentar uma proposta minimamente razoável.

— Falar em 1% para quem tem perdas acumuladas superiores a 30% é uma afronta a 1,2 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas, muitos endividados pelo congelamento salarial imposto nos últimos anos. A atitude despertou a ira do funcionalismo — disse.

 

Histórico de incertezas

A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) estava suspensa durante o governo de Jair Bolsonaro. Foi retomada este ano e resultou na correção de 9% para os servidores federais em 2023.

Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, há alguns dias, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos alegaram que a pasta não apresentaria um percentual de aumento aos servidores federais até que o novo arcabouço fiscal fosse aprovado, o que aconteceu na terça-feira passada (dia 22).

Até quinta-feira (dia 31), o governo deverá enviar a proposta de Orçamento da União referente à 2024 para a Câmara dos Deputados. O texto vai incluir a despesa prevista com o reajuste do funcionalismo público.


Publicado originalmente em: Extra