Diretoria Executiva Nacional eleita para gestão 2024-2026 assina termo de posse

Realizada na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, solenidade também formalizou a posse dos membros do Conselho Fiscal Nacional, do Conselho de Ética e dos Delegados Sindicais do DF

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) eleita para conduzir as atividades sindicais e sociais do Unacon Sindical na gestão 2024-2026 assinou o termo de posse na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro. Realizada na sede do Unacon Sindical, a solenidade também formalizou a posse dos membros do Conselho Fiscal Nacional, do Conselho de Ética e dos Delegados Sindicais de Finanças Públicas e de Controle Interno. O ato foi conduzido pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN) designada para coordenar o processo eleitoral do Unacon Sindical e da Unacon Associação de 2023.

Em nome da Chapa Experiência, Ação e Valorização!, o presidente Rudinei Marques agradeceu a oportunidade de conduzir novamente as atividades do Unacon Sindical.

“É uma honra poder liderar uma carreira tão seleta, uma das mais importantes do Estado brasileiro, e uma entidade que está na vanguarda do sindicalismo nacional. Nos últimos anos, o Unacon Sindical se destacou como um dos sindicatos mais importantes do país. Estamos há nove anos na presidência do Fonacate, um fórum muito atuante e reconhecido internacionalmente. Isso dá uma dimensão do trabalho que temos feito nos últimos anos”, contextualizou.

À frente da entidade pelo quinto mandado consecutivo (três como presidente e dois como secretário executivo), Marques aproveitou a oportunidade para parabenizar os novos dirigentes eleitos. “Muitos cobram, criticam, exigem, mas poucos ‘arregaçam as mangas’. Fico extremamente honrado em trabalhar com um grupo que está disposto a colocar a mão na massa. Costumo dizer que não tem qualquer conquista da carreira que não tenha passado por uma luta sindical. É bom saber que contamos com pessoas qualificadas para dar continuidade a esse legado”, destacou agradecendo, nominalmente, cada um dos dirigentes eleitos e integrantes da DEN. O ato de reconhecimento também foi extensivo aos funcionários do Sindicato e aos membros da CEN 2023. “Sem vocês não teria processo eleitoral. Vocês prestaram, e prestam, um trabalho que, sem o qual, não teria eleição, nova gestão e, tampouco, renovação. Agradeço a todos imensamente”, disse.

 

AGENDA CHEIA

Marques aproveitou a oportunidade para dar notícia dos primeiros atos e compromissos da atual gestão. Começou pela pauta mais quente: a campanha salarial. Informou que a Comissão de Mobilização já está trabalhando em um cronograma de atividades que será apresentado para os delegados sindicais eleitos já na próxima semana. “Os desafios são imensos. Ano passado foi um aquecimento. A campanha, de fato, começa agora, com a perspectiva de conquistar o melhor reajuste da carreira nos últimos oito anos. Precisamos estar afinados”, alertou.

A liberação de recursos extraordinários para quitar precatórios também foi anunciada com entusiasmo. “Já começamos o ano pagando precatórios que só seriam depositados no segundo semestre. É uma vitória para os filiados que estão aguardando há mais de três décadas que a justiça seja feita”, comemorou.