“Vamos lutar por melhores condições para a carreira”, afirma a nova secretária-executiva da CGU

O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, compôs a mesa da solenidade, realizada na tarde desta quarta-feira, 27

Créditos: Karla Couto/ Ascom CGU

Sob intensos aplausos dos servidores, que lotaram o auditório da sede em Brasília, a Auditora Federal de Finanças e Controle Eveline Martins Brito tomou posse do cargo de Secretária-Executiva (SE) da Controladoria-Geral da União (CGU) na tarde desta quarta-feira, 27 de março. O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, compôs a mesa da solenidade, ao lado do ministro da Pasta, Vinícius Marques de Carvalho.

Abrindo a sessão de discursos, Rudinei Marques ressaltou o orgulho e a alegria dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle em presenciarem a posse da primeira mulher da carreira a ocupar o cargo, e destacou as contribuições da AFFC. “Eveline tem um histórico de serviços prestados à carreira de Finanças e Controle, ao Controle Interno Público e ao Estado Brasileiro, além de um currículo indiscutível e impecável e a uma conduta ética admirável. É a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo, porque a CGU tem um papel imenso a desempenhar na reconstrução do estado brasileiro”.

O presidente do Sindicato também salientou o momento decisivo pelo qual passa a carreira de Finanças e Controle. “Em 2014, ela foi uma das artífices do projeto de reestruturação, que promoveu a redefinição das atribuições, das nomenclaturas e o reposicionamento salarial, então sabemos que podemos contar com Eveline, não só nas questões institucionais, mas também nas relacionadas aos servidores. É a carreira que constrói essa instituição”, concluiu.

Muito emocionada, a homenageada do dia subiu ao púlpito para agradecer à família, amigos, colegas e todos que a acompanharam na trajetória profissional. Sobre o novo desafio, à frente da Secretaria-Executiva do órgão, se comprometeu a dar continuidade ao trabalho firme, buscando uma integração cada vez maior das áreas da CGU; “Somente dessa forma alcançaremos todo o potencial que nossa instituição pode alcançar”, pontuou. Falou, ainda, sobre o compromisso de promover um ambiente de trabalho inclusivo, com atenção, seriedade e respeito às demandas. “Vamos lutar por melhores condições para a carreira. Nossa missão é clara: garantir que a CGU atue sempre de forma ética e direcionada a resultados que possam promover maior equidade e justiça social. Podem contar comigo”, finalizou.

Depois de homenagear Eveline e ressaltar a “brilhante trajetória” da servidora no órgão, o ministro anunciou a prorrogação da validade do concurso de 2021 – essa é uma pauta que o Sindicato tem levado às agendas, tendo em vista o amplo déficit dos quadros funcionais. Ele também informou sobre o envio de um novo pedido de concurso ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Sobre os pleitos dos servidores, no que diz respeito à correção de assimetrias salariais com carreiras correlatas, Carvalho afirmou: “A carreira de Finanças e Controle é fundamental na defesa da democracia. Vocês têm o meu compromisso. Eu converso sempre com o MGI, com a ministra Esther, e nós estamos imbuídos nessa agenda de valorização das carreiras de Estado. Nosso esforço é grande para a gente equacionar e poder fazer com que todo mundo trabalhe feliz, satisfeito com o trabalho e com a sensação de que está sendo reconhecido”.

Foto:  Karla Couto/ Ascom CGU