CGU institui processo seletivo interno para postos de direção

A Controladoria-Geral da União (CGU) institui processo seletivo interno para postos de direção. A portaria n° 50.225, publicada no dia 4 de dezembro, estabelece os critérios para nomeação de chefes das unidades da Controladoria Regional da União nos Estados e para Coordenadores-Gerais da Secretaria Federal de Controle Interno.

 

No dia 28 de janeiro desse ano, Valdir Simão, ministro-chefe da CGU, defendeu a democratização no acesso aos postos de direção em reunião com a Diretoria Executiva Nacional (DEN). “Precisamos apontar qual caminho o servidor tem que seguir para chegar até o topo, ao cargo de secretário Federal de Controle Interno (SFC)”, declarou. Para o ministro “qualquer estrutura que envolva controle deve ser ocupada por servidor da carreira”.

 

Para considerar a meritocracia nos critérios de preenchimento de cargos, a ferramenta irá mapear o perfil e a expectativa dos servidores. A partir desse diagnóstico, será possível identificar possíveis candidatos aos cargos de direção e assessoramento. “Além da vontade e da qualificação técnica, a liderança é fator indispensável. A medida irá, ainda, estimular a formação contínua dos servidores. Tudo isso de forma eletrônica e sem imposição aos servidores”, afirmou Simão.

 

ANÁLISE

A portaria n° 50.225 está sendo estudada pela DEN. O texto também foi submetido, para críticas, ao grupo de discussão virtual do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). As observações serão formalizadas e enviadas, por meio de ofício, ao ministro da CGU. Sugestões podem ser enviadas para o email [email protected]. Acesse, abaixo, a íntegra da portaria n° 50.225 que institui processo seletivo interno para postos de direção.