Quanto é a contribuição para me filiar ao UNACON Sindical?
Unacon Sindical: Todo(a) filiado(a), ativo, aposentado ou pensionista, contribui com 0,9% do valor total de seu subsídio (são excluídas da base de cálculo parcelas indenizatórias, como diárias, auxílios alimentação, bem como parcelas como 1/3 férias, 13º salário, etc.). O valor é descontado no contracheque.
Essa é a média de contribuição de outros sindicatos?
Unacon Sindical: A média de contribuição de outros sindicatos varia em relação ao tamanho da carreira, número de filiados e abrangência de atuação (se sindicato nacional ou regional). A maioria dos sindicatos cobra uma média entre 0,8% a 1,2% a.m sobre o valor da remuneração dos filiados. Desde 2010, os órgãos decisórios do Unacon Sindical (DEN, CDS e AGES) reduziram gradualmente as contribuições mensais. Até 2010, o filiado contribuía por doze meses com 1% do valor do seu subsídio e, em novembro, ainda arcava com uma cobrança adicional de 1,66% sobre o subsídio, referente à contribuição confederativa. Atualmente, a contribuição adicional foi extinta e o percentual baixou de 1% para 0,9% a.m.
Se somarmos as contribuições de todos os filiados(as), quanto isso gera de arrecadação mensal?
Unacon Sindical: O valor estimado para receitas de contribuições para 2016, assim como os valores arrecadados em 2014 e 2015, estão disponíveis para o acesso dos(as) filiados(as) no menu Financeiro/Orçamentos (acesse aqui).
Esses valores são suficientes?
Unacon Sindical: Se comparado a carreiras correlatas do Executivo Federal em termos arrecadatórios, o UNACON é um Sindicato nacional de porte médio. Há entidades de grande porte que arrecadam uma média de 1,5 milhão a 4 milhões por mês. Na mesma categoria do UNACON, existem sindicatos – representantes de carreiras com remunerações próximas ou maiores que a carreira Finanças e Controle- que arrecadam uma média de 600 a 750 mil/mês. Portanto, temos potencial de crescimento arrecadatório e de filiações. Este incremento poderia viabilizar mais divulgação e propaganda da carreira em mídia (cujo custo é altíssimo) ou mesmo contratação de empresas especializadas na gestão de convênios e benefícios.
O que o sindicato faz com o dinheiro arrecadado?
Unacon Sindical: Há cinco grandes rubricas de gastos/investimentos realizado mensalmente pelo sindicato. São elas:
1) Folha de pagamentos, acrescida dos encargos sociais. O Sindicato nacional (sede Brasília) conta atualmente com: contador, auxiliar financeiro, gestor de cadastro/TI, gestor de compras, gestor de pessoal, secretárias, atendentes, serviços de copa e limpeza, advogados, assistentes e auxiliares jurídicos, jornalista e designer gráfico.
2) Transferência obrigatória de recursos da sede Brasília para as delegacias regionais, conforme número de filiados em cada base estadual. Isto é, há repasses mensais para a atuação das Unacons em todas as unidades da federação;
3) Devolução/ressarcimento à União dos salários, acrescidos dos encargos sociais, de dois dirigentes em exercício do mandato classista, conforme a legislação atual, que prevê a cessão dos servidores mediante o reembolso de seus respectivos salários e encargos sociais;
4) Despesas fixas e operacionais com: Conselho de Delegados Sindicais; Conselho de Ética e Fiscal; apoio e articulação junto a movimentos sociais; assessoria parlamentar; contratos com escritórios jurídicos; campanhas em mídia; passagens, hospedagens e diárias de filiados e/ou dirigentes no exercício das atividades sindicais; articulação parlamentar; atividades (esportivas, culturais e sociais) com filiados, dentre outras;
5) E por fim, despesas relacionadas à manutenção do patrimônio e logística de funcionamento da entidade, como: água, luz, telefone, internet, suprimentos e manutenção em geral.
Há transparência na arrecadação e aplicação desses recursos?
Unacon Sindical: Sim. Orçamentos, balancetes e relatórios são divulgados na área restrita do site para todo e qualquer filiado(a). Além disso, desde 2011 é produzido e entregue nas residências dos filiados(as) o Caderno da Transparência, documento que sintetiza de forma pormenorizada as receitas e despesas sindicais, comparando-as ao ano imediatamente anterior. O caderno é acompanhado de notas explicativas.
Há alguma fiscalização dessas contas?
Unacon Sindical: Sim. O Conselho Fiscal, eleito independente da Diretoria Executiva, fiscaliza a aplicação dos recursos e oferece parecer sobre as contas anuais das entidades. Todo ano é convocada uma AGE para apreciar as contas, onde é possível conhecer mais detalhes da saúde financeira do sindicato. Por fim, documentos fiscais e contábeis ficam à disposição dos filiados, conforme disposto no estatuto e regimento interno.
PROPAGUE ESSAS INFORMAÇÕES E CHAME SEU COLEGA À FILIAÇÃO
(Filie-se aqui)
CATEGORIA FORTE CONTA COM SINDICATO FORTALECIDO!