Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical acompanhou a sessão solene pelos 25 anos de existência do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) nesta sexta-feira, 1º der novembro. Fundado no mesmo dia em que se comemora o Dia do Servidor Público (28 de outubro), a entidade compartilhou a comemoração com colegas e entidades parceiras no Plenário da Câmara dos Deputados. Na condição de secretário-geral do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Marques destacou os desafios do mandato sindical em seu discurso. Assista a íntegra da participação de marques, no canal do Sindicato no youtube. Acesse: http://youtu.be/mzfH7cxJYGw
“Não é fácil ser dirigente sindical. Por isso, o abraço das entidades do Fonacate vai para todos os presidentes que ajudaram na construção desses 25 anos de história, lutas e sucesso do Sinal”, diz em saudação aos representantes da entidade.
Com a palavra, o deputado federal Policarpo (PT-DF) falou do apoio do Fonacate ao projeto que definirá as atividades exclusivas de Estado (PL nº 3.351 de 2012 – de autoria do deputado federal João Dado – PDT-SP), e aproveitou a oportunidade para informar que deve concluir o relatório até o fim desta semana.
Policarpo citou ainda a importante união das entidades na luta pela aprovação da PEC 555/2006, que acaba de maneira gradual com a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas. “Tenho comigo a mesma esperança das entidades que compõem o Fonacate, que a PEC 555 seja votada e aprovada até o fim deste ano”, enfatizou.
Já o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) falou da importância do fortalecimento das carreiras de Estado, que são fundamentais no papel do controle dos gastos públicos e no combate à corrupção, e defendeu um Banco Central autônomo, independente e fortalecido.
Com informações Ascom Fonacate (com alterações)