A 102ª edição da Conferência Internacional do Trabalho dedicou a quarta-feira para tratar do dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Comemorado no dia 12 de junho, a data trouxe reflexões importantes para os participantes. A partir delas, Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, identifica a responsabilidade social do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estados (Fonacate) sobre o tema. “O Fórum, em especial o Sinait, tem responsabilidade social neste debate”, diz. Marques está acompanhando o encontro na condição de Secretário-geral do Fonacate (leia mais aqui).
“Apesar dos avanços desde a criação do Programa para a Erradicação do Trabalho Infantil – IPEC/OIT, há 20 anos, 215 milhões de crianças no mundo são submetidas a essa situação, muitas trabalhando em condições degradantes e perigosas, como soldados de guerra ou na mineração”, lamenta o presidente do Sindicato, durante o evento.
No período da tarde, Tereza Campello, ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Brasil, apresentou informações sobre a organização da III Conferência Mundial sobre Trabalho Infantil. Evento será realizado em Brasília, entre os dias 8 e 13 de outubro de 2013.
102ª edição da Conferência Internacional do Trabalho
O encontro está sendo realizado até o dia 20 de junho em Genébra, na Suíça. O evento teve início no dia 5, sob o tema “Promovendo um Trabalho Decente”. Acompanhe as notícias sobre a Conferência, na página criada pelo Departamento de Comunicação da OIT. Acesse: http://www.ilo.org/ilc/ILCSessions/102/lang–es/index.htm
Leia também
Regulamentação da Convenção 151 exigirá muita pressão dos servidores públicos