Aprovados decidem realizar ação no Congresso Nacional

Ação em bloco. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) quer reunir os 366 aprovados e ainda não nomeados no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), em grande manifesto no Congresso Nacional. O evento está previsto para o dia 28 de maio. A proposta foi apresentada na reunião com a Comissão de Aprovados, na noite desta quinta-feira, 11 de abril, na Sede do Unacon Sindical. A aprovação dos membros do grupo que participaram da reunião foi unânime. Rudinei Marques, Marcia Uchôa, Filipe Leão e Júlio Possas deram corpo à proposta, em nome da entidade.

“Precisamos contar com a adesão integral de todos os aprovados. A presença maciça do grupo no Congresso, por si só, já é um forte mecanismo de pressão”, alerta Leão aos mais de 30 aprovados que acompanharam a reunião até às 22h. 

“Além dos argumentos que justificam a nomeação de 100% dos aprovados, agora temos apoio parlamentar. Em prazo recorde, visitamos deputados e senadores que atuam em áreas relativas ao setor público. Como resultado, foram expedidos ofícios E requerimentos, ao Planejamento e à CGU. Também atuamos diretamente nesses dois órgãos e na Casa Civil. Isso tudo em dois meses de trabalho. Com uma ação conjunta, vamos alcançar nosso objetivo”, destaca Marques. Os deputados federais Amauri Teixeira (PT/BA)Paulo Rubem Santiago (PDT/PE)Érika Kokay (PT-DF) e Arthur Bruno (PT-CE) foram os autores dos primeiros requerimentos citados pelo dirigente. 

Além da avaliação da atuação parlamentar, os dirigentes aproveitaram para finalizar roteiro de mídia, a ser veiculado em rádio a partir do mês de maio, paralelo à atuação nos poderes Legislativo e Executivo. A elaboração de material gráfico com resumo da proposta do grupo e a padronização dos ofícios entregues aos parlamentares e autoridades em geral também foram objeto de discussão. 

Além dessas propostas, foi entregue ao grupo um levantamento das visitas realizadas no Congresso e o ofício encaminhado ao último parlamentar visitado, o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), para subsidiar a argumentação do grupo em futuras abordagens com parlamentares e autoridades.

A criação de comissões de trabalho para dinamizar as ações conjuntas da Comissão de Aprovados também foi deliberada. Detalhes serão compartilhados na próxima reunião, no dia 9 de maio, às 19h, na Sede do Unacon Sindical.