Servidores caminham até o Palácio do Planalto para cobrar a abertura de negociação

Unacon Sindical integrou o ato público em Brasília; nesta terça, 1º, a Comissão de Mobilização da Carreira de Finanças e Controle realizou a primeira reunião para intensificar a campanha salarial na STN e CGU

A insatisfação com a inércia do governo em relação aos pleitos dos servidores públicos federais deu o tom à manifestação realizada na manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro, em Brasília. O Unacon Sindical se uniu a dezenas de outras entidades representativas em frente ao Ministério da Economia e seguiu em caminhada até o Palácio Planalto para cobrar a abertura de uma negociação.

O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, o secretário executivo, Rudinei Marques, e os diretores Roberto Kodama e Frederico Carlos Janz participaram do ato público, que contou, também, com a presença dos delegados sindicais do Distrito Federal Roberta Holder, Manoel Messias e José Marcos dos Santos.

Para Roberta, é hora de intensificar o movimento. “É importante que os servidores se manifestem, registrando sua indignação e deixando claro que não iremos aceitar quebra de isonomia no serviço público. Além disso, a luta por recomposição salarial é justa diante de um cenário de quatro anos de congelamento salarial e de alta inflação que vem corroendo os salários de todos os trabalhadores”, pontua.

O presidente do Sindicato ressalta que “a carreira de Finanças e Controle não aceita a discriminação em relação a carreiras de importância equivalente, que é o que o governo está propondo”. Ele também observa que não se trata de deixar todo mundo congelado com o poder de compra se esvaindo. “A receita com impostos cresceu impulsionada pela inflação, o setor público voltou a registrar superávit primário, o gasto com servidores civis atingiu o mínimo da série histórica; então as condições fiscais e econômicas permitem a reposição imediata das perdas dos servidores federais, que alcançam apenas no governo Bolsonaro 19,9% e poderão chegar a mais de 30% no ano que vem”, conclui.

MOBILIZAÇÃO DA CARREIRA

Ontem, 1º, a recém-criada Comissão de Mobilização da Carreira de Finanças e Controle se reuniu, remotamente, para intensificar as ações de manifestação e protesto na STN e CGU. Além da divulgação de listas de transmissão com notícias da campanha salarial para toda a carreira, incluindo filiados e não filiados, deliberou-se a criação de um canal para envio de sugestões da base, o e-mail mobiliza@unaconsindical.org.br já disponível.

A Comissão visa também estimular o movimento de entrega e de não-assunção de cargos/comissões nos órgãos, dentre outras ações de luta: “Sem reposição agora, só em 2024 por força da Lei Complementar 173 que proíbe negociação com efeitos em novos mandatos. Além disso, um desalinhamento remuneratório injustificável está em curso, com a possibilidade da tabela inicial de parte dos colegas da segurança superar o último nível da carreira de Finanças e Controle. Precisamos e vamos nos mobilizar”, pontuou Bráulio Cerqueira.

Além do presidente do Unacon Sindical, compõem a Comissão de Mobilização o secretário executivo da DEN, Rudinei Marques, o presidente do CDS, Filipe Leão, os delegados sindicais do Controle Armando Carvalho (MA), Carlos Leite (RS), Gilberto Ricardi (MS), João Colaço (MG) e José Marcos dos Santos (DF), a delegada sindical de Finanças Luciana Toldo, e os filiados Reonauto Souza Jr (Controle-SE) e Rafael Perez Marcos (Finanças).