Entidades assinam Carta de Brasília

            As entidades que compõem o Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) participaram na manhã de hoje, 30 de abril, do 1º Fórum Nacional de Gestão Pública promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no auditório do Palácio do Planalto. No evento, os dirigentes que integram o MDEB assinaram a Carta de Brasília. A UNACON/SINATEFIC foi representada pela secretária-geral, Márcia Uchôa.

            O evento, que marca o lançamento de 2009 como o Ano Nacional da Gestão Pública, teve a participação de integrantes do governo e de instituições brasileiras que vão contribuir com a proposta do Fórum, que é agregar parceiros estratégicos, firmar termos de adesão de órgãos e instituições e mobilizar servidores públicos em torno da agenda proposta pela Carta de Brasília para o desenvolvimento da nova estratégia do GesPública. Durante o encontro, foram apresentadas as principais ações de gestão pública executadas ou apoiadas pelo Ministério do Planejamento.


            O Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) – do qual a UNACON/SINATEFIC faz parte –, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (CONSEPLAN) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) estão entre os parceiros do governo federal na implementação da Carta de Brasília de Gestão Pública. A Carta de Brasília – que foi consolidada em maio de 2008 pelo Ministério do Planejamento e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração (CONSAD) – fixa diretrizes para a modernização da administração pública.

 

            Além do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também participaram do evento o ministro interino da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro, o secretário executivo do MPOG, João Bernardo, o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, e o secretário de Gestão, Marcelo Viana.