CEU finaliza texto do novo estatuto

            Na manhã de hoje, 31 de julho, integrantes da Comissão Extraordinária de Unificação dos Estatutos (CEU) concluíram o texto do estatuto da nova entidade que surgirá com a unificação da UNACON e o SINATEFIC, o UNACON Sindical. Os dirigentes estavam reunidos desde o início da semana no Centro de Estudos das entidades, em Brasília.

 


            O documento elaborado pela CEU será avaliado pela assessoria jurídica das entidades. Entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro, os associados poderão apresentar emendas ao texto consolidado pela comissão. Em seguida, no período de 21 a 30 de setembro, serão realizadas assembleias no Distrito Federal e nos estados para aprovação do texto final do estatuto. O processo será concluído até o final do mês de outubro.

 

            Dentre as novas medidas propostas pelo estatuto, podemos destacar: unificação entre UNACON e SINATEFIC; eleição do Conselho Fiscal independente da chapa da Diretoria Executiva Nacional; criação do Conselho de Ética e Disciplina; criação do Portal da Transparência, para divulgação de despesas, receitas, contratos e convênios da entidade; e eleição para delegados sindicais adicionais nos estados com mais de 300 filiados.

 

            Participaram das reuniões o presidente da CEU e da UNACON do Paraná, Adalto Erdmann, o presidente da Regio do Rio Grande do Sul, Rudinei Marques, e o diretor de Assuntos Jurídicos das entidades, José Sena.

 

           Acompanhe o calendário das atividades da CEU:

 

EVENTO

DATA/PERÍODO

TEXTO FINAL DO ESTATUTO UNIFICADO

 

31 de julho

ANÁLISE DA ASSESSORIA JURÍDICA

 

3 a 11 de agosto

ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES PROPOSTAS

 

12 a 14 de agosto

 

PRAZO PARA OS ASSOCIADOS PROPOREM EMENDAS

 

17 de agosto a 4 de setembro

 

ANÁLISE DAS EMENDAS E REDAÇÃO FINAL

 

9 a 18 de setembro

 

REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL NACIONAL EXTRAORDINÁRIA PARA APROVAÇÃO DO TEXTO

 

21 a 30 de setembro