Diretores da UNACON/SINATEFIC analisam relatórios e cobram nomeação do novo grupo

      O presidente da UNACON/SINATEFIC, Carlos Alberto Pio, a secretária geral, Márcia Uchôa e o diretor financeiro, Corinto Santos foram recebidos na última quarta-feira pelo secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva. Os diretores falaram sobre os relatórios dos grupos de trabalho da Controladoria Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), cujos conteúdos apontam soluções aos problemas enfrentados pelas carreiras profissionais de finanças e controle.  

      “Nós analisamos os dados apresentados e solicitamos a nomeação do grupo formado pelos integrantes da Secretaria de Recursos Humanos, CGU, STN e do Sindicato”, falou Carlos Alberto Pio, presidente da UNACON/SINATEFIC. O secretário disse que convocará reunião para a primeira quinzena de setembro para instalar o GT.  


       O presidente avaliou o encontro como bastante positivo. “Eu estou esperançoso. Acho que agora caminhamos para resolver as pendências do acordo coletivo; principalmente às inerentes aos Técnicos”.  

        Segundo a secretária geral, Márcia Uchôa, que fez um histórico dos trabalhos realizados por esses grupos, as carreiras profissionais de controle e finanças merecem maior valorização. Ela utilizou como exemplo a última negociação salarial dos TFC da CGU, que tiveram salários fixados em um patamar inferior ao que era esperado. Para Márcia, a complexidade dos trabalhos executados por esses servidores é suficiente ao merecimento de uma remuneração melhor. “Além da execução de auditorias, acompanham auditores do Tribunal de Contas da União, (TCU), servidores da Polícia Federal e Ministério Público”, argumentou Márcia.  

        Os diretores aproveitaram o encontro para pedir a regulamentação do ressarcimento da remuneração dos servidores liberados para licença de mandato classista.  

        Outro assunto abordado foi o convênio com a Terracap. Duvanier afirmou que encaminhou à Casa Civil proposta de alteração de decreto para que a Terracap seja incluída nos convênios para consignações em folha dos servidores. 

         A coordenadora geral do departamento de relações de trabalho, Gabriela Bayeh e a assessora, Valéria Porto também participaram da reunião.