Entidade começa a definir seu papel

      Desde o dia de ontem e hoje, representantes de entidades que fazem parte do Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) estão envolvidos em um seminário de imersão para debater o papel da instituição no âmbito da sociedade. O evento acontece no Centro de Estudos da UNACON/SINATEFIC, uma das 13 instituições sindicais que integram o movimento.

 


      Por meio da facilitadora, Tatiana Espíndola, está sendo realizada uma Oficina de Planejamento, que auxilia na organização da priorização de ações, com intuito de um planejamento estratégico voltado para a missão e visão do movimento, bem como definir a sua atuação e institucionalização.

 

      Durante o encontro, foram listados os principais problemas que deverão ser enfrentados pelo MDEB, assim como a melhor forma de tratá-los. Para solucionar conflitos de ideias, os debates giraram em torno da definição de um núcleo de participação do movimento a partir de questionamentos como quem somos, quem gostaríamos que participasse da instituição.

 

      Nesta 3ª feira, o enfoque foi sobre quais seriam os principais problemas ou dificuldades que o movimento se propõe a enfrentar. Além disso, identificar os problemas e as linhas de ação do MDEB ante a ocorrência destes.

 

     Para a facilitadora Tatiana Espíndola, a realização de uma oficina como essa é importante para definir os principais elementos do planejamento estratégico para o movimento; elaborar plano de ação para projetos estratégicos; promover o consenso e definir com os participantes as responsabilidades coletivas; e incrementar a comunicação entre os envolvidos.

 

      Sobre a missão do movimento, é consenso entre os seus integrantes que as entidades e pessoas que o integre tenha o propósito de fortalecer as instituições do Estado Brasileiro, visando o desenvolvimento sustentável, a cidadania e a justiça social.

 

      Participam do seminário, lideranças da ASSECOR, AACE, SINAL, SINAIT, SINDCVM, ASSUP, AFIPEA, ANESP. As entidades UNACON/SINATEFIC estão sendo representadas pela secretária-geral, Márcia Uchôa.