Três candidaturas disputam chefia da CGU/RS

       Encerrou-se, na última sexta-feira, o período de inscrições de interessados em ocupar o cargo de chefe da CGU-Regional/RS. A iniciativa, deliberada em Assembleias Gerais da UNACON/RS, ocorridas no primeiro semestre, também tem por objetivo iniciar um amplo debate entre os servidores da CGU acerca dos critérios de acesso aos cargos diretivos do órgão, que ainda não foram definidos, o que põe em risco a transparência do mais importante órgão de controle do executivo federal.

 


      Segundo o presidente da Comissão Consultiva, Luciano Turin, a etapa de inscrições foi concluída com pleno êxito, pois após um período relativamente longo de divulgação do Edital nº. 01/2009, do qual a grande maioria dos servidores da carreira tomou conhecimento, houve três inscrições: Davison Wisniewski de Souza e Estemir Rogelson dos Santos Goulart, ambos do Rio Grande do Sul, e Franklin Brasil, servidor do Mato Grosso.

 

      Para o presidente da UNACON/RS, Rudinei Marques, “é fundamental que o órgão de controle, que tanto defende a participação coletiva no controle social, defina critérios claros e objetivos para ocupação de seus próprios cargos diretivos, possibilitando o acesso a todos os interessados. As escolhas meramente subjetivas têm trazido inúmeros prejuízos à administração pública em todo o país, criando ilhas de poder em detrimento de uma gestão verdadeiramente impessoal”.

 

      Logo serão definidas as datas para debates e exposição de idéias por parte dos inscritos. A consulta aos servidores ocorrerá no dia 7 de outubro, estando prevista a realização de um 2º turno, caso necessário. O resultado final será revelado dia 14 de outubro.