Gestão de desempenho de servidores terá como base experiências praticadas no setor

Texto elaborado pelo funcionalismo será sugerido em contraponto à proposta do governo. 'Será um projeto consistente', diz presidente do Fonacate

Em contraponto ao projeto de avaliação de desempenho de servidores que ainda será apresentado pelo governo federal, as categorias vão entregar um texto próprio — com base nas experiências já praticadas no serviço público. O tema, inclusive, será debatido em 30 de julho em seminário promovido pelo Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) em parceira com o Movimento Pessoas à Frente.

Presidente do Fonacate, Rudinei Marques ressaltou que o tema já vem sendo colocado no âmbito da discussão da reforma administrativa (PEC 32). No entanto, a proposta não prevê dispositivos que tratem do assunto. Segundo Marques, a ideia do funcionalismo é se adiantar para elaborar um projeto técnico sem margens para ingerências no serviço público.

 

GESTÃO: TERMO GANHA FORÇA

A inserção do termo gestão de desempenho vem ganhando força. O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir), Israel Batista (PV-DF), e o relator da PEC 32 na comissão especial da Câmara, Arthur Maia (DEM-BA), por exemplo, já têm usado essa expressão.

“O que a gente precisa mesmo é criar um mecanismo de gestão de desempenho. Tenho pra mim que essa comissão vai fazer um grande serviço num debate honesto sobre a gestão de desempenho”, declarou Maia.


Fonte: O Dia