“Trocar reajuste salarial por vale-alimentação é uma afronta aos servidores”, diz Rudinei

Presidente do Fonacate considera uma “afronta” e um “desrespeito ao funcionalismo público federal”, a proposta que está sendo considerada por Bolsonaro

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, considera uma “afronta” e um “desrespeito ao funcionalismo público federal”, a proposta que está sendo considerada por Bolsonaro, de trocar qualquer reajuste aos servidores por aumento no vale-alimentação.

Segundo Marques, “isso é uma afronta”, mesmo que o vale ultrapasse os R$ 600, principalmente pelo fato de que esse aumento só beneficiaria os servidores ativos, deixando de lado os aposentados e pensionistas, por não ser extensivo a eles.

“Essa proposta é desrespeitosa, porque os servidores estão aí em sua grande maioria desde 2017 sem nenhum reajuste, lá se vão cinco anos de congelamento salarial, que já levou um terço do poder aquisitivo do salário, com a inflação acumulada desde janeiro de 2017 até agora, em 37%”, afirmou ao HP.

Para Marques, “isso é uma afronta a 1,2 milhão de servidores ativos, aposentados e seus pensionistas”.

“Nós não vamos aceitar esse descaso, vamos denunciar isso para todos os servidores e seus familiares, até porque em outubro tem eleições, e eles precisam saber como foram tratados pelo governo Bolsonaro, que vai ser simplesmente o único presidente em 20 anos a não conceder nenhuma reposição geral, linear, para o funcionalismo. É lamentável”, disse.

Segundo Rudinei Marques, que está à frente, ao lado de outras entidades, de uma das maiores mobilizações dos servidores públicos dos últimos anos pela valorização de seus empregos e contra o desmonte do serviço público brasileiro levado a cabo por Bolsonaro, apesar de ser “triste para o conjunto dos servidores”, essa notícia “só reforça a nossa disposição de luta, de combatividade em defesa do fortalecimento e da qualificação do serviço público brasileiro”.

“Não vai ser esse governo que vai destruir o serviço público federal, pelo contrário, os ataques destemperados só têm nos dado mais ânimo para lutar e dizer que o Brasil pode contar com o serviço público, apesar desse governo que tem sido tão nocivo em todos os sentidos para o país”, ressaltou.

 

Fonte: Hora do Povo

Campanha Salarial 2022